survey

12 dicas para escrever boas perguntas em formulários de pesquisa

Ao escrever questões em formulários de pesquisa, é fácil cometer alguns erros, mesmo os mais simples. As dicas a seguir podem ajudar a evitar possíveis equívocos.

Incluir perguntas simples

As perguntas de formulários de pesquisa devem ser fáceis de entender. Nesse sentido, é preciso usar uma linguagem simples. O mais importante é escrever perguntas que seus leitores possam compreender facilmente e, para isso, é necessário usar a linguagem cotidiana, como quando você conversa com seus amigos ou colegas.

Use palavras com significados claros

Não deixe espaço para erros de interpretação e evite frases ambíguas. Para evitar mal-entendidos, use palavras e expressões facilmente compreensíveis por qualquer um que leia o formulário.

Não use jargões

O jargão pode fazer com que os entrevistados se sintam pouco inteligentes. Em vez disso, use uma linguagem clara e direta, que não exija consulta a um dicionário.

Não ofereça muitas opções

Se você fornecer muitas alternativas, poderá complicar as coisas. Aconselhamos limitar o número de opções de resposta para cada pergunta.

Seja específico

Alguns conceitos podem ter significados diferentes para pessoas diferentes. Tente ser o mais específico possível ao fazer perguntas e escolha a opção que oferece uma resposta mais precisa e objetiva.

Faça apenas uma pergunta por questão

Cada pergunta da sua pesquisa deve investigar apenas uma coisa. Se não houver uma maneira clara de os usuários responderem à pergunta, você talvez precise reformulá-la e dividi-la em duas perguntas separadas.

Em perguntas de múltipla escolha, não sobreponha respostas

Quando você faz uma pergunta de múltipla escolha que pode ter apenas uma resposta, forneça uma lista que cubra todas as opções, sem sobreposição. Por exemplo, se você pediu ao entrevistado para dizer o tempo gasto em uma atividade específica, suas escolhas não devem ser “10-20, 20-30, 30-40, acima de 40”.

Garanta que seu formulário funcione em vários dispositivos

Se os entrevistados usarem diferentes dispositivos para responder à sua pesquisa, escolha um aplicativo responsivo e que possa ser usado tanto no computador como no celular.

Mantenha suas perguntas neutras

Colocar uma opinião no prompt de sua pergunta (ou fazer uma “pergunta principal”) pode influenciar os entrevistados a responder de uma maneira que não reflete como eles realmente se sentem ou pensam a respeito de um determinado tema.

Seja breve

A maioria dos usuários gasta cerca de cinco minutos preenchendo uma pesquisa de 10 perguntas. Isso significa que um formulário de 50 perguntas leva cerca de meia hora para ser concluído. A menos que você ofereça um incentivo em troca, é uma tarefa longa a ser solicitada a clientes ocupados.

Teste sua pesquisa

Não há sensação pior do que encontrar erros em sua pesquisa depois de já a ter enviado aos respondentes. Para impedir que isso aconteça, você pode compartilhar suas pesquisas com colegas, amigos e outras pessoas para revisão antes de enviá-la oficialmente.

Peça feedback do seu público

Essa é outra maneira de testar sua pesquisa, para que você possa ver o que seu público pensa sobre ela e verificar quais informações eles estão mais interessados em receber.
Depois de concluir as perguntas, você deve compará-las com essa lista e analisar os resultados. Muitas vezes, pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença. Se uma pergunta precisa ser reescrita, vale a pena fazer o esforço de corrigi-la. 
 
Você está pronto para escrever suas perguntas de pesquisa? Usando o DataScope, você pode criar seus próprios formulários digitais. Inscreva-se gratuitamente.
 
DataScope Logotipo
O DataScope é uma plataforma que permite a várias indústrias simplificar, organizar e avaliar o trabalho em campo, graças aos seus formulários on-line que fornecem indicadores em tempo real, 100% adaptáveis a qualquer necessidade.
 

Learn how to stop using paper today!



Leave a Comment

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *