5 áreas em que as soluções móveis estão revolucionando a forma como as empresas trabalham

Tabela de Conteúdos

Atualmente o uso dos telefones celulares tem se espalhado para além do uso pessoal e passado também a integrar o mundo dos negócios. Nesse sentido, a demanda das empresas por serviços em que funcionários usem seus próprios aparelhos móveis para atividades profissionais multiplicou por dez em 2015, de acordo com o jornal Pulso.
Entretanto, devido à falta de conhecimento sobre os benefícios que essa atividade pode trazer em diversas áreas, essas ferramentas ainda não são completamente exploradas pelas empresas. De acordo com o Pulso, no Chile somente 27% de todas as empresas têm mais da metade dos funcionários trabalhando com aparelhos de celulares, uma porcentagem muito menor do que a registrada em países desenvolvidos.
Empresas que abraçam soluções móveis em seu negócio provavelmente não se tornarão apenas mais eficientes, mas ganharão vantagens competitivas em relação àquelas que não o fizerem. A implementação de soluções móveis globais abre espaço para uma revolução para as empresas em  pelo menos cinco áreas, conforme destaca Roger Kwame Vian-Brooks:

1. Networking e comunicação

Tecnologias móveis permitem às empresas alcançarem um nível de conectividade sem precedentes entre funcionários, vendedores e clientes. Os funcionários podem baixar aplicativos em seus celulares que os permitem se conectar uns com os outros por meio das redes sociais tais como LinkedIn, Facebook e Twitter. A empresa pode também utilizar aplicativos web para possibilitar a comunicação direta com sua audiência de formas variadas.
A comunicação em tempo real com o escritório central pode ser importante para o negócio, como por exemplo, o uso eficiente do tempo do funcionário, melhora no serviço de atendimento ao cliente e a criação de uma maior variedade de produtos, tais como:
– Apresentações para clientes e disponibilização de informações de produtos para download
– Cotações e processamento interativo dos pedidos
– Checagem de níveis de estoque via rede da empresa
– Interação com colegas durante viagens: envio e recebimento de e-mails, colaboração em respostas de solicitações de orçamento, entrega de relatórios de viagem em tempo hábil, etc.
O DataScope é um aplicativo que é um exemplo perfeito do potencial das soluções móveis orientadas para a comunicação. É uma plataforma que permite a várias indústrias simplificar, organizar e avaliar o trabalho de campo de funcionários que coletam dados em campo, substituindo os relatórios de papel entregues à empresa, com relatórios sobre a coleta em campo e indicadores de performance em tempo real. E, adicionalmente, a disponibilidade de registro da localização GPS e da data e horário da coleta, assim como o chat integrado ao aplicativo, melhoram a execução de tarefas e reduzem o tempo de reação.

2. Desenvolvimento

Em virtude da natureza interativa das tecnologias móveis, compartilhar informações por esse meio permite que empresas recebam feedback imediato de seus clientes sobre os produtos e serviços que oferecem. Essa velocidade e facilidade de acesso têm levado empresas a realizar pesquisa e desenvolvimento rapidamente, o que é essencial para liderar qualquer mercado. Além do mais, os clientes sentem que sua avaliação tem papel importante no desenvolvimento da empresa.

3. Marketing

As tecnologias móveis têm introduzido uma nova dimensão no universo da publicidade e marketing de empresas do mundo todo. Clientes em potencial agora recebem anúncios em seus telefones celulares por meio de diversas tecnologias de marketing, como por exemplo, as mensagens SMS (texto), versão móvel de websites, aplicativos, anúncio de banner, códigos QR e muito mais.
Esses anúncios podem ser customizados para alcançar uma audiência mais específica graças a um software que “lê” o site ou as informações que os indivíduos estão buscando em seus dispositivos móveis e, assim, mostram anúncios que se relacionam a essas buscas. O marketing é feito mais efetivamente por essa customização e porque os clientes e potenciais clientes sempre têm um aparelho celular à mão, sua exposição aos anúncios é aumentada.

4. E-commerce

Emissão de ingressos on-line
Ingressos podem ser comprados e cancelados usando uma variedade de tecnologias. Os usuários podem usá-los imediatamente ao mostrá-los na tela do celular na entrada do evento.
Vouchers, cupons e cartões fidelidade
Os serviços móveis também podem ser utilizados para distribuir vouchers, cupons e cartões fidelidade. Esses itens são representados por um token virtual que é enviado para o telefone. O cliente pode apresentar um desses tokens em seu celular no estabelecimento e tem o mesmo benefício que teriam ao usar um token tradicional.
Serviços de localização
Saber a localização dos usuários permite o funcionamento de serviços ligados à localização do usuário, tais como ofertas e descontos em locais específicos, clima, notícias e esportes. E também, graças ao registro da localização geográfica de aplicativos como o DataScope, o trabalho em campo de diversas indústrias pode ser avaliado por meio de relatórios com localização GPS verificada.

5. Benefícios para os clientes

Soluções móveis podem melhorar os serviços que você oferece aos seus clientes. Por exemplo, em reuniões fora do escritório, você pode acessar o sistema de relacionamento com os clientes de sua empresa – pela Internet – permitindo que você atualize as informações de clientes imediatamente. Alternativamente, você pode disponibilizar ferramentas para que os clientes paguem pelos serviços ou bens que adquirir de sua empresa sem ter que assinar cheques ou pagar em dinheiro.
 

 
DataScope é uma plataforma que permite a várias indústrias simplificar, organizar e avaliar o trabalho em campo, graças aos seus formulários on-line que fornecem indicadores em tempo real, 100% adaptáveis a qualquer necessidade.
 

datascope-logo-mydatascope.com

Assuma o controle de suas ordens de serviço

Com a plataforma nº 1 para digitalizar tarefas

Você pode gostar também

Visite-nos e junte-se à Revolução Digital com DataScope

Aprenda a abandonar o papel hoje mesmo!

Sobre o autor

DataScope
DataScope

Compartilhe Em

Gostou deste artigo?

Assine nosso boletim informativo e enviaremos conteúdo como este diretamente para o seu e-mail, uma vez por mês com todas as novidades.