6 passos para construir um negócio digital de sucesso

Tabela de Conteúdos

Os negócios digitais estão mudando a maneira como empresas usam a tecnologia, migrando  de um papel de suporte a um componente fundamental para que empresas sejam líderes em inovação e produtividade em suas áreas. A tecnologia representa uma revolução; a revolução digital, um interruptor essencial que pode transformar enormemente as empresas.
 
De acordo com o Guia Semestral de Despesas de Transformação Digital da International Data Corporation (IDC), os gastos digitais atingirão quase US$ 2 trilhões até 2022, com as empresas alocando 10% de sua receita em estratégias digitais. Esses números nos mostram que as empresas cada vez mais estão reconhecendo a relevância da transformação digital.
Todo mundo quer e precisa se tornar digital. Mas qual caminho seguir? Identificamos seis passos fundamentais que ajudarão gestores a construir uma empresa digital de sucesso.
 

1. Digitalize suas operações

 
As empresas que não adotarem a automação, computação em nuvem e capacitação móvel não serão relevantes nas constantes mudanças do mercado atual. Ao implementar estratégias de digitalização, as empresas podem melhorar a acessibilidade e facilitar uma melhor troca de informações para funcionários e usuários e aumentar a eficiência e a produtividade. A digitalização pode dar ao seu negócio uma vantagem competitiva e melhorar a eficiência dos processos e da qualidade.

2. Desenvolva a mentalidade correta

Para estabelecer um negócio digital bem-sucedido, os gestores de empresas devem pensar na tecnologia de maneira proativa e com foco na vantagem competitiva. É preciso identificar os recursos necessários para criar um ecossistema que possa ajudar a desenvolver projetos bem-sucedidos. Por esse motivo, é fundamental desenvolver uma mentalidade experimental. Lembre-se de que os negócios digitais não devem ser considerados uma atividade exclusivamente da área de TI. Em vez disso, devem se tornar parte de toda a mentalidade corporativa; o conhecimento digital deve ser internalizado por toda a organização.

3. Defina posições de negócios digitais

Os negócios digitais não envolvem apenas a implementação e o uso da tecnologia. Na verdade, muitas organizações não têm pessoas nas posições corretas para enfrentar os novos desafios dos negócios digitais. Para se tornar uma empresa digital de sucesso, executivos e gerentes de RH devem repensar sua busca por talentos, abrindo novas abordagens que possam ampliar o acesso a pessoas talentosas. Existem três posições que se tornaram essenciais nesta era digitalizada: estrategista digital, líder de marketing digital e líder de unidade de negócios digitais. É provável que esses papéis existirão nos próximos 5 a 10 anos.

4. Crie uma estratégia de negócio digital

Uma estratégia de negócio digital é um plano para maximizar os benefícios de iniciativas focadas em tecnologia que auxiliarão a sua organização a analisar e alcançar os objetivos e metas de negócios e que também  meça seus sucessos e falhas. Para implementar uma estratégia bem-sucedida, você precisa de uma equipe multifuncional com membros das equipes de liderança executiva, marketing e tecnologia da informação. 
Os seguintes elementos devem ser incluídos em qualquer estratégia comercial digital: pessoas com novas habilidades; novos modelos de negócios digitais; portfólio de produtos e serviços; informação como um ativo; tecnologias de negócios digitais; conteúdo, mídias e canais.

5. Desenvolva a equipe e o conhecimento necessário para executar a estratégia

Os negócios digitais não são uma atribuição exclusiva do setor de TI, mas uma mentalidade corporativa. Subestimar a experiência e a competência necessárias para desenvolver um negócio digital pode ter consequências negativas. Para ter sucesso, as iniciativas de negócios digitais precisam contar com a força de trabalho apropriada e precisam acompanhar constantemente as tendências mais recentes.

6. Crie novos canais de negócios digitais

As empresas devem lançar programas inovadores de aprendizado e usar novas tecnologias para para realizar a divisão de trabalho com mais eficiência e desenvolver canais. Antes de selecionar os mais adequados para o seu setor, você deve ser capaz de identificar as melhores ferramentas digitais e se familiarizar com todas as opções disponíveis antes de eleger sua escolha.
DataScope Logotipo
O DataScope é uma plataforma que permite a várias indústrias simplificar, organizar e avaliar o trabalho em campo, graças aos seus formulários on-line que fornecem indicadores em tempo real, 100% adaptáveis a qualquer necessidade.
 

Assuma o controle de suas ordens de serviço

Com a plataforma nº 1 para digitalizar tarefas

Você pode gostar também

Visite-nos e junte-se à Revolução Digital com DataScope

Aprenda a abandonar o papel hoje mesmo!

Sobre o autor

DataScope
DataScope

Compartilhe Em

Gostou deste artigo?

Assine nosso boletim informativo e enviaremos conteúdo como este diretamente para o seu e-mail, uma vez por mês com todas as novidades.