7 vantagens da coleta de dados em campo utilizando dispositivos móveis

Tabela de Conteúdos

A coleta de dados em campo pode ser um processo complicado, que demanda muitos recursos. Empresas que instalam, monitoram ou oferecem equipamentos para trabalho em campo sabem que a sua produtividade está diretamente ligada à eficiência de seus métodos de coleta e compartilhamento dados entre os funcionários em campo e o escritório em que são processadas essas informações.

Os desafios relacionados à eficiência operacional na coleta de dados em campo podem ser superados graças à tecnologia, particularmente com o desenvolvimento de soluções móveis inovadoras. O uso da tecnologia pode substituir um trabalho manual obsoleto, e também oferecer novas formas de gerir as atividades da força de trabalho em campo. Um dos resultados mais nítidos para a empresa é a produtividade nas tarefas de coleta de dados em campo. Ainda há muito espaço para a ampliação desses resultados, e essas melhoras têm sido recebidas com cada vez menos ceticismo, mesmo nas indústrias mais tradicionais.

De acordo com o site Construction Dive, um estudo da Texas A&M publicado em 2015 confirma que nos Estados Unidos a indústria da construção fica atrás de muitas outras quando o assunto é o uso de aplicativos ou sistemas em nuvem, dentre outras tecnologias. Ao mesmo tempo, mais empreiteiros têm percebido a potencial diminuição nos custos que a tecnologia pode trazer ao evitar o retrabalho, minimizar a probabilidade de erros e permitir uma comunicação mais rápida entre o campo e a retaguarda da empresa.

Nesse sentido, os aplicativos móveis têm se tornando cada vez mais populares entre os empreiteiros.  De acordo com a Construction Dive 51,4% deles os usam para coletar dados em campo, valor 30% maior que no ano anterior. Entre 23% e 46% dos empreiteiros usam aplicativos para as seguintes tarefas: administração de projetos, receber convites para licitação, modelagem da informação da construção, contabilidade, gestão de relacionamento com clientes, ou para fazer estimativas.

Entretanto, o uso de ferramentas móveis para gestão tem se estabelecido não somente nos Estados Unidos e em países desenvolvidos. Segundo a revista América Economia “De acordo com a International Data Corporation, por volta de 2019 é esperado que mais de 60% de todas as 3.000 maiores empresas da América Latina terá equipe inteiramente dedicadas à transformação digital e à inovação. As empresas que não acompanharem essa tendência verão uma ruptura vindo de todo o planeta. Aquelas que forem rápidas o suficiente e adotarem uma visão de transformação digital poderão acessar oportunidades em escala global.”

Quais são então as principais razões que motivam o uso massivo de ferramentas móveis para realizar a coleta de dados em campo?

Vamos conhecer as vantagens que a tecnologia oferece aos executivos de empresas e aos trabalhadores especializados nessa área.

  1. Aumento na produtividade

Plataformas ligadas a aplicativos móveis, tais como o DataScope, permitem a diversas empresas simplificar, organizar e avaliar o trabalho do seu time que faz pesquisa em campo, graças aos seus indicadores em tempo real, economizando tempo ocioso ao reportarem ao escritório central. Os funcionários simplesmente preenchem seus formulários móveis e os enviam para uma avaliação remota imediata, aumentando assim a produtividade da empresa.

  1. Controle de custos

Economizar tempo ocioso também poupa dinheiro. Formulários móveis evitam o desperdício de recursos, tais como transporte ou gastos com papel, bem como impedem que os dados sejam perdidos na entrega de informações ao escritório central. O DataScope oferece um bate-papo integrado, que permite a redução ainda maior do tempo de reação durante a coleta de dados de campo.

  1. Melhora na qualidade dos serviços

Os formulários móveis permitem uma avaliação mais rápida do trabalho realizado, assim como a criação de métricas mais adequadas para melhorar a relação com os clientes. A verificação da pesquisa por meio do registro da localização GPS, da data e do horário em que os dados foram coletados, são um diferencial e uma vantagem em relação à concorrência.

  1. Mitigação de riscos

Quanto custa a perda de informações? Graças aos formulários móveis, esses riscos quase desaparecem. As plataformas móveis permitem preencher um formulário em campo e compartilhá-lo on-line em um mesmo processo. O DataScope também oferece painéis de controle robustos e relatórios automatizados para maior segurança dos dados.

  1. Organização do tempo de trabalho da sua equipe

Seu funcionário não conseguiu concluir o trabalho hoje? Você deseja um formulário que permita ao seu time inspecionar as entradas antes de agendar um projeto? Então você vai precisar de um mecanismo mais fácil para agendar uma coleta de dados a partir do seu formulário. Ferramentas móveis como o DataScope permitem que você organize a agenda dos seus funcionários e envie lembretes para evitar que nenhuma tarefa seja deixada sem fazer, otimizando o tempo.

  1. Total funcionalidade – mesmo off-line

Formulários móveis podem ser utilizados mesmo sem estarem conectados a uma rede, e a informação é enviada automaticamente, assim que a conexão for restabelecida. Isso permite que o trabalho seja feito sem nenhum problema em áreas remotas ou com acesso limitado à Internet e, ainda assim, seja possível usufruir de todas as funcionalidades disponíveis nessa ferramenta.

  1. Acelerar o faturamento

Equipes em campo podem preencher e enviar suas ordens de trabalho digitais a partir de seus celulares, e essas ordens de trabalho podem ser automaticamente processadas como uma invoice e enviadas via e-mail ao cliente.

Levando em conta todas essas vantagens, uma estratégia móvel apropriada deveria ser a primeira solução a ser considerada, caso você queira alcançar maior produtividade nas tarefas de coleta de dados em campo desenvolvidas pela sua empresa.

DataScope é uma plataforma que permite a várias indústrias simplificar, organizar e avaliar o trabalho em campo, graças aos seus formulários on-line que fornecem indicadores em tempo real, 100% adaptáveis a qualquer necessidade.

Assuma o controle de suas ordens de serviço

Com a plataforma nº 1 para digitalizar tarefas

Você pode gostar também

Visite-nos e junte-se à Revolução Digital com DataScope

Aprenda a abandonar o papel hoje mesmo!

Sobre o autor

DataScope
DataScope

Compartilhe Em

Gostou deste artigo?

Assine nosso boletim informativo e enviaremos conteúdo como este diretamente para o seu e-mail, uma vez por mês com todas as novidades.