Aplicativos revolucionam a coleta de dados em campo

Tabela de Conteúdos

Inúmeras empresas têm aderido à tendência de utilizar aplicativos móveis para melhorar a gerência de seus processos internos. Dentre esses últimos, estão os de coleta de dados em campo, um processo importante para várias indústrias e que, devido a problemas internos, geram conflitos com clientes, e dos quais as empresas às vezes não conseguem se recuperar. A atividade de reunir e coletar dados para obter informação em campo pode ser feita por meio de dispositivos móveis, aproveitando a vantagem da constante expansão das redes de telefonia móvel, alcançando até mesmo as áreas mais remotas.

A adoção de canais móveis para a coleta de dados em campo é um fenômeno que tem alcançado setores que tendiam a ser relutantes em relação à tecnologia, tais como o da construção civil, por exemplo. As tecnologias móveis, que antes eram domínio de poucos, agora são comuns graças às melhoras na conectividade e o poder computacional dos dispositivos móveis (smartphones e tablets). Empresas de médio porte que há poucos anos podiam adiar a adoção de novas tecnologias atualmente devem fazer investimento substancial para se manterem competitivas.

Seguindo esse raciocínio, uma pesquisa feita nos Estados Unidos destaca as principais tendências no uso das tecnologias móveis na indústria da construção:

  • 36% das empresas pesquisadas usam mais de cinco aplicativos voltados para negócios, enquanto 23% utilizam mais de dez aplicativos.
  • Os aplicativos mais utilizados são: de inspeção, alcançando 61%; de emissão de ordem de serviço, 49%; e de checklists, 31%.
  • As funções mais populares nesses aplicativos são: captura de assinatura, 64%; captura de imagens, 60%.
  • As empresas de construção civil valorizam a integração de funções: 69% delas integram aplicativos essenciais para seus negócios tais como o Quickbook, Salesforce, Square e Dropbox.

Coleta de dados em campo: dizendo adeus ao papel

Abolir o papel no escritório é uma transição fácil: como na maioria das empresas há muitos computadores, é possível usar formulários e documentos on-line. Eliminar o papel na coleta de dados em campo, entretanto, pode ser uma tarefa difícil. Mas se você abandonar o papel, é possível modernizar todo o fluxo de trabalho da sua empresa, ajudando todos a conseguirem realizar mais tarefas, poupando dor de cabeça no registro de novos dados.

Dessa forma, o que você precisa para que isso aconteça é de um aplicativo para coleta de dados em campo – uma ferramenta que permita que sua equipe utilize formulários off-line em smartphones e tablets. Aplicativos desse tipo possuem formulários extremamente funcionais, permitindo a captura de imagens, de fotos e de vídeos, a assinatura dos formulários, o rastreio dos locais de coleta e muito mais. São ferramentas flexíveis que podem auxiliá-lo a coletar mais informações e a trabalhar mais rapidamente, sem precisar se preocupar se não houver sinal de Wi-Fi. Os dados coletados são armazenados no dispositivo e, assim que a Internet estiver disponível, os dados são sincronizados automaticamente.

Um mundo de vantagens

O que as empresas podem ganhar com a reinvenção de um processo como a coleta de dados em campo com ferramentas móveis? Estes são alguns dos múltiplos benefícios alcançados graças ao uso de aplicativos móveis:

  •  A coleta de dados em campo se torna mais rápida, graças a formulários totalmente customizáveis.
  • Os dados coletados são enviados para o escritório central instantaneamente, eliminando o tempo de espera decorrido entre o deslocamento do trabalhador da área de coleta ao escritório da empresa com os formulários em papel para o processamento.
  • O trabalho é 100% verificado: é possível registrar a assinatura do funcionário, a localização do GPS, a data e a hora da coleta da informação.
  • A qualidade dos serviços prestados é aprimorada exponencialmente, proporcionando ao cliente uma atenção mais organizada e profissional.Graças a aplicativos como o DataScope, o trabalho pode ser avaliado com mais eficiência e as empresas podem obter métricas mais precisas.

DataScope é uma plataforma que permite a várias indústrias simplificar, organizar e avaliar o trabalho em campo, graças aos seus formulários on-line que fornecem indicadores em tempo real, 100% adaptáveis a qualquer necessidade.

Assuma o controle de suas ordens de serviço

Com a plataforma nº 1 para digitalizar tarefas

Você pode gostar também

Visite-nos e junte-se à Revolução Digital com DataScope

Aprenda a abandonar o papel hoje mesmo!

Sobre o autor

DataScope
DataScope

Compartilhe Em

Gostou deste artigo?

Assine nosso boletim informativo e enviaremos conteúdo como este diretamente para o seu e-mail, uma vez por mês com todas as novidades.