As 5 tendências digitais do ano de 2018

Tabela de Conteúdos

A transformação digital está mudando a maneira de fazer negócios. Os empreendedores precisam manter-se sempre à frente e reconhecer o fato de que a tecnologia e a globalização tornaram a tarefa de empreender mais fácil, ajudando-os a conectar suas empresas com potenciais clientes.
A transformação digital tem sido a palavra de ordem dos últimos anos. O ano de 2017 foi o ponto de inflexão da transformação digital e todas as previsões indicam que em 2018 isso será ainda mais evidente. Transformações reais acelerarão, não apenas mudando negócios, mas redefinindo indústrias inteiras e transformando serviços e a experiência dos usuários.
Neste ano, começaremos a ver a implementação de inteligência artificial e machine learning para muitas tarefas repetitivas e rotineiras em indústrias como a de transporte, varejo e TI. Não espere uma revolução das máquinas do dia para a noite, mas uma introdução gradual de novas estratégias com algumas surpresas no caminho.
Conheça as cinco tendências digitais para 2018:

1. Os aplicativos ficarão mais inteligentes

A partir de 2018, daremos passos gigantescos para incorporar inteligência quase instantânea em cidades, empresas, residências e veículos aprimorados pela Internet das Coisas“, previu Guarav Chand, vice-presidente sênior de soluções globais da Dell EMC. O reconhecimento de voz vai desempenhar um papel importante no avanço dos aplicativos de e-commerce em uma infinidade de maneiras.
Blake Brannon, vice-presidente de marketing de produto da VMware, uma empresa focada em virtualização e infraestrutura de nuvem, acredita que, embora os aplicativos continuem a existir, farão muito mais do que já fazem atualmente. Eles se integrarão a outras plataformas como agenda, e-mail, informações de voo, etc. O executivo espera que eles funcionem de maneira integrada, de modo que uma pessoa possa ir de um a outro sem fechar e abrir aplicativos diferentes, de forma fácil e transparente. “A ideia é que no futuro tudo possa ser feito a partir de um único aplicativo, sem ter que abrir e fechar vários. Como no WeChat “, explica Brannon.

2. A análise de big data será usada para otimizar processos de produção

A necessidade das empresas de realizar análises de dados produzirá uma inovação tecnológica e muitas mudanças no ecossistema de big data. Esses avanços serão obrigatórios para todas as empresas que não quiserem ficar para trás no mercado. Portanto, o modelo de inteligência comercial começará a ser uma realidade tanto de grandes multinacionais quanto para pequenas startups.
A análise de big data será uma tendência digital de ponta em 2018 e poderemos ver todos os avanços que esse tema prometeu para este ano. Uma das prioridades das empresas é o gerenciamento de dados e recursos que integram múltiplas tecnologias de base. 2018 será também o ano chave para a inteligência de comercial. As tecnologias baseadas em big data serão solicitadas para prever e antecipar as necessidades e demandas dos consumidores e prescrever ações comerciais.

3. A Internet das Coisas vai crescer rapidamente

Internet das coisas (IoT) está mudando nossas vidas. IoT é um conceito baseado na interconexão de um objeto com qualquer outro ao redor, desde um livro à geladeira em sua casa. É uma rede de objetos físicos que contém tecnologia incorporada para comunicar ou interagir com estados internos ou com o ambiente externo.
Em 2018, os sistemas IoT serão uma tendência digital e mais dispositivos ficarão conectados e capazes de falar uns com os outros, a partir da aprendizagem profunda de inteligência artificial, processamento de linguagem natural, reconhecimento de imagem e tomada de decisão baseada em redes neurais, ajudando-os a entenderem uns aos outros e a nós.

4. A experiência dos usuários se tornará mais relevante

As pessoas esperam interagir com produtos digitais da maneira como normalmente interagiriam umas com as outras, e os designers devem preparar produtos digitais para atender a essas expectativas. Criar experiências personalizadas e design responsivo ao usuário é uma tendência digital neste ano. Interfaces conversacionais estão definitivamente aumentando, já que as pessoas têm exigido uma interação mais personalizada.

5. Edge computing

DataScope

Se você acha que já foi levado ao limite quando se trata de transformação digital e tendências digitais para o ano que acabamos de começar, olhe ao redor. Enquanto muitas empresas estão finalmente começando a migrar para a computação em nuvem, a edge computing (em português “computação de ponta”) está se movendo para a linha de frente da cena empresarial.
A edge computing é um método de otimização de sistemas de computação em nuvem, executando o processamento de dados na ponta da rede, perto de onde são criados, , ao invés de fazer todo o caminho para a nuvem. A edge não é apenas mais rápida; ela também processa dados em tempo real e está se tornando uma ótima opção para o futuro do armazenamento e processamento de dados.
Com a edge computing, um dispositivo de gateway de rede pode coletar informações de dispositivos conectados ao seu redor (toda a robótica de uma fábrica, por exemplo) para que sejam processadas e analisadas, aumentando a velocidade e a eficiência. É uma mudança que dá às empresas de qualquer tamanho a capacidade de adquirir e analisar dados para tomar decisões com base em informações adquiridas em tempo real.
Em 2018, provavelmente veremos essas tendências digitais mais de perto, bem como um aumento na implantação de soluções de ponta.
Estas são algumas das tendências digitais que continuarão sendo desenvolvidas durante este ano e nos ajudarão a melhorar nosso relacionamento com nossos clientes, aumentar nossas taxas de conversão e atualizar nossos processos de negócios.

DataScope é uma plataforma que permite a várias indústrias simplificar, organizar e avaliar o trabalho em campo, graças aos seus formulários on-line que fornecem indicadores em tempo real, 100% adaptáveis a qualquer necessidade.

Assuma o controle de suas ordens de serviço

Com a plataforma nº 1 para digitalizar tarefas

Você pode gostar também

Visite-nos e junte-se à Revolução Digital com DataScope

Aprenda a abandonar o papel hoje mesmo!

Sobre o autor

DataScope
DataScope

Compartilhe Em

Gostou deste artigo?

Assine nosso boletim informativo e enviaremos conteúdo como este diretamente para o seu e-mail, uma vez por mês com todas as novidades.