As melhores alternativas ao Excel

Tabela de Conteúdos

O mercado oferece excelentes opções de planilhas, incluindo versões básicas ou avançadas, baseadas em nuvem, disponíveis para download, open source e também gratuitas. Algumas até oferecem ferramentas semelhantes ou melhores do que os produtos populares da Microsoft.

Hoje, as planilhas são essenciais para categorizar e visualizar dados em todos os níveis. Funcionalidade especialmente valiosa para o mundo empresarial moderno. Nesse cenário, o Microsoft Excel se posicionou como um dos programas mais populares, permitindo a elaboração de planilhas de orçamento familiar simples até a elaboração de relatórios gerenciais para grandes empresas. Um domínio que hoje já não é absoluto, graças à possibilidade de acesso a um número cada vez melhor de programas alternativos.

Isso porque, apesar do grande número de funções do Excel e de sua ampla capacidade de organização de dados, ele não é uma ferramenta perfeita. Na verdade, sua baixa flexibilidade reduz sua eficácia no gerenciamento de projetos; e o alto custo de sua licença comercial também pode ser um sério obstáculo para as PMEs, especialmente se elas não necessitarem de todas as suas funções.

Diante desta situação, os programas alternativos vão ganhando cada vez mais preferências, que, juntamente com as vantagens de serem gratuitos ou de baixíssimo preço, ajudam também a organizar e processar os dados de forma prática e fácil, tanto nas versões online como offline- Além disso, a maioria deles é compatível com todas as plataformas e também possui diversas funcionalidades que se traduzem em uma ótima relação custo-benefício.

Google Sheets

É, sem dúvidas, a alternativa mais difundida e eficiente, no sentido de oferecer praticamente as mesmas funcionalidades do Excel, mas de maneira totalmente gratuita. Opera em modo online, e permite criar e gerenciar bancos de dados compartilhados entre múltiplos usuários, de forma ágil e eficiente. Este recurso permite operar sem limitações em ambientes Windows, bem como em Mac, Linux, Android e iOS.

Os arquivos criados são salvos automaticamente na nuvem do Google Drive e podem ser abertos ou editados por vários usuários ao mesmo tempo. Isso garante a colaboração em tempo real para todos os membros da equipe. Também é possível baixar documentos em vários formatos, como XLSX, ODS, PDF, HTML, CSV e TSV, o que garante total compatibilidade.

Além disso, toda vez que um usuário abre e trabalha em um arquivo, o sistema cria backups automáticos de todas as tarefas realizadas. Também é mais fácil de usar do que as planilhas Excel tradicionais e requer uma curva de aprendizado menor, mesmo para usuários inexperientes.

Google Sheets também leva a colaboração multiusuário a um nível mais profundo, pois em vez de compartilhar arquivos por e-mail, envia apenas um link, para que toda a equipe trabalhe simultaneamente na edição dos dados. Além disso, os documentos criados podem ser armazenados no Google Drive, para serem acessados ​​a qualquer momento.

Se você deseja utilizar esta ferramenta, deixamos aqui nosso guia: Google Sheets para iniciantes.

Zoho Sheets

Este aplicativo, que faz parte do Suite Zoho, oferece os benefícios de uma planilha baseada em nuvem, como o Google Sheets, e programas offline, como o Excel.

Por exemplo, suporta vários formatos de arquivo como XLSX, XLS, ODS e CSV, sem problemas técnicos, e como o Google Sheets, simplifica a colaboração entre os usuários, através do uso de links.

Além disso, fornece recursos importantes, como o uso de gráficos, tabelas dinâmicas e outras funcionalidades avançadas. Opera tanto online quanto offline, e também está disponível para ambientes Windows, Mac, Linux, Android e iOS.

WPS Office spreadsheets

Esta ferramenta, que faz parte do WPS Office Suite, é mais uma das melhores alternativas ao Excel que existem hoje.

Tem a maioria dos recursos esperados de uma planilha profissional, é totalmente gratuito e funciona perfeitamente, no modo online ou offline, em todas as plataformas Windows, Mac, Linux, Android e iOS.

Seu único grande incoveniente é que, como a maioria dos aplicativos gratuitos, inclui anúncios comerciais. Essas mensagens geralmente duram entre 15 a 20 segundos e, embora não sejam muito invasivas (aparecem apenas quando um trabalho é salvo e impresso, ou ao usar funções avançadas), podem ser irritantes para os usuários que não estão acostumados com isso, ou que querem trabalhar sem perder o tempo.

Existem duas maneiras de evitar o aparecimento contínuo desses avisos. Veja o primeiro sem interrupções (o que garante que você trabalhe sem interrupções por aproximadamente 30 minutos) ou pague por uma licença cujo custo é muito inferior ao do Excel.

Microsoft Excel Online

Esta ferramenta foi criada como uma alternativa ao Planilhas Google, e embora suas funcionalidades sejam muito limitadas em relação à versão desktop, pode ser uma boa alternativa para aquelas empresas que possuem menos recursos.

Utiliza uma interface familiar, com toda a excelência já conhecida do produto Microsoft, e armazena documentos online, utilizando o serviço OneDrive. A desvantagem é que, apesar de ser gratuito, os usuários experientes do Excel podem descartá-lo, devido à falta de funcionalidades avançadas.

Pelo contrário, esta opção é perfeita para quem necessita apenas de uma ferramenta básica e simples, pois também funciona na nuvem e é compatível com ambientes Windows, Mac, Linux, Android e iOS.

LibreOffice

Esta alternativa é uma derivação da suíte OpenOffice.org e proporciona uma ferramenta com todos os recursos fundamentais do Excel, como tabelas dinâmicas, gráficos e texto em colunas, entre outros. Permite até importar planilhas herdadas de outros programas já abandonados, como Microsoft Works, BeagleWorks, entre outros.

No entanto, ele não permite uma formatação extensa e às vezes trava. Ele está disponível para Windows, Mac e Linux, o que o torna uma boa alternativa para uso pessoal. Embora não seja adequado para profissionais que operam apenas com dispositivos móveis.

Numbers by Apple

É a alternativa da própria Apple para neutralizar o domínio do Excel. O grande diferencial deste aplicativo, e de qualquer outro, é que, ao invés de abrir uma nova planilha em forma de grade, ele a abre como uma folha em branco.

Como é tradicional nos produtos desta empresa, esta interface (semelhante a uma tela), permite trabalhar apresentações muito atrativas do ponto de vista gráfico. Da mesma forma, a Apple também oferece a opção de ter um grande número de modelos, para que o usuário possa escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades. Também permite salvar arquivos como planilhas no formato Excel, o que oferece ampla compatibilidade.

O Numbers funciona perfeitamente em dispositivos iPhone, iPad e Mac, mas sua grande desvantagem é que não está disponível para ambientes Windows, Linux ou Android, a menos que seja usado através do site iCloud.

Apache OpenOffice Calc

É um programa de código aberto que faz parte do pacote Apache OpenOffice. Ao contrário dos programas anteriores, ele funciona totalmente offline e não requer uma conexão ativa com a Internet.

Foi desenhado como uma excelente opção para trabalhar com poucos dados, mas por ser de código aberto, pode ser modificado livremente. Isso permite aos programadores de cada empresa adaptá-lo às suas necessidades específicas.

Oferece ampla compatibilidade para desktops, pois funciona perfeitamente em ambientes Windows, Mac e Linux. No entanto, ele perde funcionalidade, porque não é um software colaborativo e também não pode ser usado a partir de um dispositivo móvel.

Hancom Office (antigo ThinkFree Office)

É um pacote de aplicativos de escritório que opera on-line, semelhante a Documentos, Planilhas e Apresentações Google. Ele oferece a opção de salvar online, embora o espaço de armazenamento seja limitado a apenas 1 GB. Oferece a opção de colaboração online com outros usuários, por meio da troca de links, e também reconhece arquivos do Microsoft Office, o que proporciona grande facilidade de uso.

Spread32

Esta ferramenta oferece um rico conjunto de funções para trabalhar com funções de cálculo. Além disso, oferece suporte a um amplo conjunto de formatos de arquivo básicos, incluindo XLS, CSV e PXL. Não funciona online e é ideal para quem trabalha com quantidades limitadas de dados. Ele também não possui recursos de colaboração multiusuário e está disponível apenas para os sistemas operacionais Windows e Android.

Gnumeric

É outra alternativa de código aberto que inclui funções básicas de planilha. Permite abrir arquivos legados de softwares como Lotus 1-2-3, OpenOffice e outros. Porém, não é fácil de usar, pois tudo se abre na mesma janela e só está disponível para plataformas Windows, Linux e BSD.

Qual escolher?

O amplo conjunto de alternativas existentes ao Excel permite que cada usuário escolha a que melhor se adapta às suas necessidades específicas. Por exemplo, se o principal problema é o alto custo de uma licença da Microsoft, as melhores alternativas são Planilhas Google, WPS Office e Excel Online.

Por sua vez, se você trabalha somente em ambientes Mac e pretende desfrutar ao máximo de todas as atrativas sensações gráficas desta plataforma, a escolha óbvia será o Numbers da Apple.

Pelo contrário, se necessitar apenas de uma opção básica, gratuita e orientada para uso pessoal ou para começar a se apresentar ao manuseamento de folhas de cálculo, as alternativas indicadas serão Apache OpenOffice Calc, Hacom Office e Spread32.

Resumidamente, e como na maioria das ações que levam ao sucesso, a resposta a essa pergunta será sempre saber o que é realmente necessário para atingir os objetivos traçados.

Assuma o controle de suas ordens de serviço

Com a plataforma nº 1 para digitalizar tarefas

Você pode gostar também

Visite-nos e junte-se à Revolução Digital com DataScope

Aprenda a abandonar o papel hoje mesmo!

Sobre o autor

Francisco Gonzalez
Francisco Gonzalez

Compartilhe Em

Gostou deste artigo?

Assine nosso boletim informativo e enviaremos conteúdo como este diretamente para o seu e-mail, uma vez por mês com todas as novidades.