As melhores ferramentas digitais de gestão de equipes em campo

Tabela de Conteúdos

Hoje, o generoso mercado de TI oferece diversos equipamentos e plataformas de gestão de dados, que, pela versatilidade e eficiência de suas funções, contribuem de forma significativa para otimizar o desempenho diário de ativos, infraestrutura e equipes em campo. 

A eficiência operacional é, sem dúvida, uma das bases estruturais de todas as atividades produtivas ou de serviços. E dentro dele, o controle das operações em campo constitui uma contribuição fundamental para marcar a diferença entre atingir os objetivos ou perder para a concorrência.

Diante dessa necessidade urgente que as organizações têm de ser mais eficientes e produtivas, o mercado de tecnologia hoje oferece uma ampla gama de soluções e aplicações projetadas especificamente para otimizar a gestão de equipamentos e dados. Isso se traduz diretamente em melhor desempenho das operações de campo e, consequentemente, em melhores resultados globais, diante das demandas do mercado e da sociedade como um todo.

SAMSARA: ARQUITETURA PARA APLICAÇÕES INTELIGENTES

Se o objetivo é ter um grande número de aplicativos para controlar o trabalho de campo em diferentes ambientes (como uma empresa de mineração, uma empresa de navegação ou uma fábrica de laticínios, por exemplo), o software Samsara oferece uma excelente relação custo-benefìcio. Esta poderosa estrutura permite que as empresas desenvolvam seus próprios aplicativos de gestão usando metodologias baseadas na arquitetura Model Driven. Ele usa a linguagem de modelagem gráfica UML para descrever os diferentes cenários e funcionalidades que o aplicativo irá implementar, bem como os sistemas externos com os quais deve ser integrado.

Isso permite que você crie e modifique rapidamente um amplo conjunto de aplicativos, com base em descrições de alto nível, que se ajustam tanto aos requisitos do mercado quanto às necessidades da própria organização. Essas características fornecem melhores parâmetros de eficiência para a execução e controle de tarefas em campo.

Samsara trabalha com modelos que, literalmente, captam a lógica do negócio, por isso requer apenas uma renovação mínima de componentes para mudar o design, atender a novos padrões ou modernizar aplicações, de acordo com o uso que cada empresa ou organização lhes dá.

Destina-se a empresas com grande estoque de aplicativos e / ou microsserviços, que devem migrar suas arquiteturas periodicamente; bem como para organizações que desejam introduzir mudanças na arquitetura de seus sistemas e precisam de ferramentas ágeis e fáceis de usar.

DATASCOPE: GESTÃO EFICAZ DE DOCUMENTOS

Se o que você busca é otimizar diretamente a administração dos serviços em campo, uma das melhores alternativas é a DataScope, software especializado que inclui recursos como administração de bancos de dados de clientes, assinatura eletrônica, roteamento, agendamento, rastreamento do histórico de serviços, administração de ordens de serviço, banco de dados de contatos, coleta de dados de campo, gestão de estoque e gestão de despacho, entre outras funcionalidades.

Também permite importar, de forma simples, formulários previamente criados na plataforma Google Forms, identificando automaticamente as perguntas do questionário Google e transcrevendo-as por meio de um criador de formulários. Da mesma forma, através da função Add-on, vincula qualquer conta do Google Forms à própria conta do usuário DataScope, a fim de obter funcionalidades mais avançadas.

É gratuito, fácil de usar e seus dados são armazenados diretamente na nuvem. Além disso, integra-se com outros sistemas e está disponível, em modo SaaS, para plataformas Android, iPhone e iPad.

TOMTOM: CONTROLE TOTAL NA ESTRADA

Mas o trabalho de campo não implica apenas o gerenciamento de equipes humanas. Também há infraestrutura e equipamentos logísticos que devem ser administrados de forma eficiente e segura. Para este campo específico, a tecnologia de software TomTom oferece soluções altamente eficientes para o gerenciamento de frotas de veículos em tempo real.

Possui uma interface simples e amigável, com linhas claras e sem complicações; recurso que adiciona alta operabilidade, projetado para minimizar cliques e acelerar fluxos de trabalho. Isso se traduz em uma melhor gestão dos dados, além de uma maior garantia de privacidade e segurança.

Ele pode exibir mapas de nível de rua e informações de tráfego instantaneamente, fornecendo uma visibilidade mais detalhada do status e da localização dos veículos controlados.

Por meio da função Dashboard, por sua vez, o status da frota pode ser consultado, permitindo aos supervisores verificar, por exemplo, o desempenho individual de cada motorista, bem como avaliar os equipamentos, e ter em mãos uma visão simples de todos Operação.

O programa permite o acesso imediato às informações mais relevantes, para que as contingências sejam detectadas a tempo (e até mesmo evitadas), e decisões estratégicas mais bem informadas sejam tomadas. Entre outras ações, você pode ajustar variáveis, escolher ou alterar rotas de acordo com as condições do tráfego, enviar novas instruções ao motorista ou avisá-lo quando estiver consumindo muito combustível, ou usando os freios de seu veículo de maneira incorreta, por exemplo.

‍É uma ferramenta bastante flexível, e também possui versões mobile, disponíveis para sistemas iOS e Android.

SLACK: A EQUIPE SEMPRE EM INTERAÇÃO

O gerenciamento de campo adequado também requer coordenação eficiente entre a equipe e seus líderes. E neste segmento em particular, destaca-se o aplicativo Slack, projetado para substituir o email e agilizar a comunicação entre cada um dos colaboradores. A chave é que ele replica a interação cotidiana, com o objetivo de que o desempenho da equipe seja o mesmo que se seus integrantes interagissem pessoalmente.

O espaço de trabalho do Slack é composto de canais, que os membros da equipe usam para se comunicar e trabalhar juntos. Esses canais podem ser fechados, para manter conversas privadas (acessadas apenas por alguns membros da organização); ou compartilhado, para colaborar com todos ou mesmo com equipes de outras organizações externas.

Inicie conversas para que os membros da equipe enviem mensagens e compartilhem arquivos entre eles; histórico visualizável, para verificar o fluxo das conversas, bem como as informações compartilhadas em cada espaço de trabalho ou canal; Função de aplicativos conectados, para agregar ao espaço de trabalho todas as ferramentas ou aplicativos que o usuário ou empresa utiliza em suas atividades de trabalho e, chamadas de voz ou vídeo, para se comunicar diretamente com qualquer outro integrante incorporado ao espaço de trabalho.

Seu design permite configurar diferentes tipos de usuários ou membros, com suas respectivas permissões administrativas. São eles: Proprietários (criar e configurar permissões); Administradores (indicados pelos proprietários para auxiliar na gestão da equipe); Membros (podem enviar mensagens e arquivos em qualquer um dos canais abertos); e Convidados (só podem enviar mensagens e arquivos em canais específicos).

É gratuito, mas caso as organizações necessitem de funcionalidades mais avançadas, podem adquirir opções de pagamento classificadas como Standard, para pequenas e médias empresas; Plus, para empresas de médio porte; e Grid, para organizações que operam em setores altamente regulamentados

O VALOR DOS DADOS

Já na área de Gestão de Dados, o mercado também oferece diversas opções que proporcionam maior segurança e suporte a informações valiosas ou estratégicas, liberando recursos e permitindo uma administração mais rápida e eficiente dos recursos físicos e humanos.

GOOGLE SHEETS: O “EXCEL DOS INICIANTES”

Uma dessas opções é o Google Sheets, uma ferramenta gratuita para a criação de planilhas online, que permite criar e gerenciar bancos de dados compartilhados entre vários usuários, de forma ágil e eficiente. Os arquivos criados são salvos automaticamente na nuvem e podem ser abertos ou editados por vários usuários ao mesmo tempo. Isso garante a colaboração em tempo real de todos os membros da equipe.

Além disso, toda vez que um usuário abre e trabalha em um arquivo, o sistema cria backups automáticos das tarefas executadas. Também é mais fácil de usar do que as planilhas Excel tradicionais e requer uma curva de aprendizado menor, mesmo para usuários inexperientes.

MICROSOFT POWER BI: POTENCIALIZANDO A INTELIGÊNCIA DE MERCADO

Das trincheiras da Microsoft, entretanto, surge o Power Bi, um conjunto de ferramentas de análise orientadas para a área de Business Intelligence e integradas ao pacote Office 365. Por meio de painéis e relatórios dinâmicos, organiza de forma mais ágil todos os dados de seu negócio. Entre outras funções, permite a ligação a centenas de fontes de dados, bem como a sua preparação simplificada e a geração de análises pertinentes.

Seu principal valor é a maior eficiência na extração de informações relevantes em uma ampla gama de cenários. Somado a isso está a capacidade de realizar análises aprofundadas e procurar padrões; e para otimizar, limpar, transformar e combinar dados de várias fontes. Isso permite que você crie relatórios altamente atraentes, com visualizações de dados interativas, e personalize seu design usando ferramentas de tema, formatação e layout. Ele também tem capacidade de plataforma cruzada para funcionar em dispositivos móveis.

SALESFORCE: GESTÃO DE CLIENTES PODEROSA

Outra ferramenta de destaque é o Salesforce, um programa de CRM (Customer Relationship Management) de gestão na nuvem capaz de organizar e classificar todas as informações de cada um dos clientes de uma empresa. Para isso, conta com uma série de ferramentas que se conectam diretamente ao site institucional, que armazenam todas as informações que são coletadas na nuvem.

Seu design permite trabalhar em ambientes multiplataforma, ou seja, vários usuários acessam o CRM simultaneamente, para que o trabalho seja mais fluido e eficiente. Tudo que você precisa é de uma conexão com a Internet e um navegador da web.

É composto por diferentes nuvens e módulos, projetados para organizar as carteiras de clientes; monitorar a atividade do consumidor em cada canal; melhorar a produtividade e resolver contingências; realizar campanhas multicanais personalizadas; criar comunidades dinâmicas em torno de uma marca; ter estatísticas reais para tomar melhores decisões, e reunir os dados obtidos através da Internet das Coisas, IOT, para prever as ações dos clientes em tempo real, entre outras várias funcionalidades.

Caracteriza-se pela sua simplicidade e uma interface intuitiva que facilita o seu funcionamento. Além disso, a arquitetura Cloud permite o acesso a partir de qualquer lugar e dispositivo, podendo ser executada em múltiplas plataformas como Windows, Linux e Apple.

É comercializado com dois tipos de licenças disponíveis: Marketing, dirigido a empresas que pretendem tirar o máximo partido das suas ações de marketing; e Enterprise, para empresas em plena expansão e crescimento de mercado.

DROPBOX: ARMAZENAMENTO FLEXÍVEL

Outra solução bastante conhecida e experiente no mercado é o DropBox, um serviço de hospedagem em nuvem multiplataforma, que permite ao usuário armazenar e sincronizar arquivos online, bem como compartilhá-los com outros usuários em computadores, tablets e celulares. A versão móvel está disponível para Android, Windows Phone e iOS.

Atualmente, possui mais de 500 milhões de usuários registrados em todo o mundo. Suas vantagens incluem: disponibilidade 24 horas com acesso total e ilimitado a todos os arquivos armazenados; sincronização das pastas da conta com as existentes no computador ou dispositivo móvel do usuário; e opção de compartilhar arquivos ou pastas específicas por meio de links.

Essas características posicionam o Dropbox como uma excelente alternativa para o gerenciamento de documentos de trabalho em um ambiente empresarial. Por exemplo, por meio de uma pasta de acesso comum para toda a equipe, a enorme quantidade de e-mails com anexos contendo diferentes versões do mesmo documento é eliminada de forma permanente.

Em sua versão gratuita, oferece até 2 GB de espaço inicial. Empresas que exigem um volume maior possuem distintas opções de pagamento.

Assuma o controle de suas ordens de serviço

Com a plataforma nº 1 para digitalizar tarefas

Você pode gostar também

Visite-nos e junte-se à Revolução Digital com DataScope

Aprenda a abandonar o papel hoje mesmo!

Sobre o autor

DataScope
DataScope

Compartilhe Em

Gostou deste artigo?

Assine nosso boletim informativo e enviaremos conteúdo como este diretamente para o seu e-mail, uma vez por mês com todas as novidades.