Atividades para fazer no home office: como se divertir enquanto você trabalha em casa

Tabela de Conteúdos

Atualmente equipes do mundo todo se viram diante de um novo desafio: o trabalho home office. E como integrar a equipe com momentos de diversão e integração mesmo em tempos de isolamento social?
Se você estiver procurando atividades para descontrair ou integrar sua equipe durante o período remoto, aqui estão algumas de nossas dicas:
Estabeleça um calendário social
A espontaneidade do escritório oferece muitas oportunidades ocultas para o bate-papo sobre assuntos simples, como a máquina de cafézinho. Você pode tomar uma bebida na quinta-feira depois do trabalho com sua equipe. Você pode participar de algumas reuniões de café ao longo da semana. Dificilmente passa um dia em que você não almoça com um de seus amigos de trabalho.
Para atividades de equipe remota, você precisa ser mais intencional.
Que tal criar um calendário compartilhado chamado “Social” no Zapier, no qual os funcionários podem adicionar à visualização padrão no Google Agenda? A idéia é que isso permita que todos na empresa compartilhem e estejam cientes das várias atividades sociais remotas que estão acontecendo. Qualquer pessoa pode adicionar um evento e qualquer pessoa pode participar.
Veja como adicionar eventos:

  1. Crie o evento no seu calendário pessoal.
  2. Convide o °Zapier Social Calendar” como convidado.
  3. Não há etapa 3.


Você também pode criar um canal do Slack e transportar todas essas atividades para o Slack. Dessa forma, todos poderão manter-se atualizados sobre os eventos novos e futuros. E um pouco de fomo (fear of missing out) não machuca ninguém. 
Isso também ajuda a evitar que as pessoas sejam muito tímidas e queiram participar. É compartilhado, social e dá a você a permissão de espiar, criar algo você mesmo ou simplesmente começar a tocar violão e ver se mais alguém está afim de ouvir. 
 
Isso não é anarquia, pessoal. Siga algumas regras.
É melhor ter algumas diretrizes simples, para que todos possam se sentir à vontade ao adicionar eventos. Aqui estão as nossas sugestões:

  • Você pode adicionar qualquer atividade social se quiser que isso aconteça. Estes podem ser especulativos. Coloque algo no calendário, mesmo que você ache que outras pessoas possam estar interessadas. Se você está pensando: “Isso pode ser divertido, mas não tenho certeza se mais alguém gostaria de fazer isso”, este calendário é para você. Aproveite!
  • As pessoas devem poder participar da atividade remotamente. Se estiver no calendário e se você estiver acordado, poderá participar. Para seus encontros locais e pessoais, solicitamos às pessoas que agendem eventos particulares ou usem outros calendários. As chamadas em formato de vídeo ou conferência, os encontros remotos mistos ou as atividades realizadas on-line (por exemplo, videogames) são excelentes.
  • Se você planeja participar de uma atividade, confirme sua participação editando o evento e se adicionando como convidado. Faça dessa maneira porque o Google Agenda não oferece suporte a RSVPs para convites de agenda compartilhados.
  • Se passar algum tempo e você não conseguir atingir o número mínimo de confirmações de presença, fique à vontade para excluir o evento. Pedimos que as pessoas tentem manter os mínimos o mais baixo possível. O cancelamento está ok, mas alguém pode estar ansioso para sair.
  • Se você o colocar no calendário, estará comprometido em comparecer ou encontrar outra pessoa que possa comparecer em seu lugar. As pessoas precisam confiar que, se estiver no calendário, isso vai acontecer. Eventos recorrentes são uma boa ideia, mas se eles estiverem acabando, exclua-os.
  • Sinta-se livre para anunciar qualquer atividade no Slack ou em outro lugar. Ele será exibido no canal, mas vá em frente e envie spam para quem quiser.
  • Seja uma empresa global e “sempre é um happy hour em algum lugar”. Não invista muita energia na negociação do horário perfeito. O objetivo é ter um calendário cheio de coisas divertidas para fazer. Priorize a qualidade em relação a participação de todos.
  • Não pode participar de uma atividade? Clone uma atividade divertida da qual você não pôde participar devido a um conflito de agendamento. Algo nos diz que sua equipe pode lidar com quatro noites de jogos de tabuleiro por semana.

 
Ideias para atividades de equipe remota


Aqui estão algumas idéias para atividades sociais que se traduzem bem em um ambiente remoto.

  • Videogames: Factorio e Counter-Strike e o que mais as crianças estão jogando hoje em dia. Ligue para um Zoom compartilhado se não houver bate-papo por voz embutido.
  • Jogos de tabuleiro: Muitos jogos de tabuleiro estão disponíveis online, gratuitamente. Jogos de cartas também. Os jogos digitais lembram a posição das peças, para que você possa voltar e terminar sua maratona de jogos de risco na próxima semana!
  • Café remoto: Convoque uma reunião do Zoom no fone de ouvido Bluetooth enquanto você e seus colegas de trabalho conversam simultaneamente.
  • Refeições: Para relembrar os almoços em equipe.
  • Noite de filme: Já esteve em uma sala de cinema? Todo mundo começa exatamente ao mesmo tempo, o filme não para, então todo mundo sai e fala sobre isso depois. Legal né?
  • Conferência remota: Já esteve em uma conferência? Todo mundo assiste a apresentação exatamente ao mesmo tempo, a apresentação não para, então todo mundo sai e fala sobre isso depois. Escolha uma palestra filmada ou um TEDX por exemplo.
  • Compartilhamento de habilidades: Algumas pessoas sabem como abrir fechaduras, pintar uma aquarela ou refletir sobre a obscura teoria musical. Sua equipe tem muitas pessoas talentosas e muitas pessoas que querem aprender o que você precisa ensinar. (Dica: se você é intermediário, ainda pode ensinar um iniciante.)
  • Bebidas: Chá da tarde ou pausa para um cafézinho, alguém quer?
  • Clube do Livro: Se, por algum motivo, você preferir ler em vez de assistir TV e filmes.

 
Atividades reais da equipe remota
Essas eram apenas idéias. Que tal algumas atividades reais que realizamos por aqui? Isso inclui jogos online para equipes remotas e outras atividades das quais trabalhamos de longe.
 

  • Abra o Social. Sem agenda, apenas venha e converse.
  • Filhos de DataScope. Uma chance para todos os mini-colaboradores sairem. Também para conhecer as famílias dos colegas de trabalho.
  • Happy Hour. Um evento semanal em que as pessoas vêm e saem para comemorar o final de uma longa semana.
  • Show & Tell. Apresentações de 3 a 5 minutos de um de nossos colaboradores – sobre qualquer assunto.
  • Hangout de artesanato. Traga tricô, madeira, macramê, macramê, bordado, costura, sabão, escultura, decoupage, faça o que souber fazer e/ou quiser aprender!
  • Hangout de jogos de tabuleiro. Experimentamos o Keep Talking e Nobody Explodes em um ambiente remoto.

Pode parecer contra-intuitivo, mas o trabalho remoto pode realmente melhorar sua vida social, porque força você a ser intencional em sair e fazer amigos. Melhoramos nas coisas que praticamos. Então pratique. E divirta-se.

DataScope é uma plataforma que permite a várias indústrias simplificar, organizar e avaliar o trabalho em campo, graças aos seus formulários on-line que fornecem indicadores em tempo real, 100% adaptáveis a qualquer necessidade.

Assuma o controle de suas ordens de serviço

Com a plataforma nº 1 para digitalizar tarefas

Você pode gostar também

Visite-nos e junte-se à Revolução Digital com DataScope

Aprenda a abandonar o papel hoje mesmo!

Sobre o autor

Carlos Carvajal
Carlos Carvajal
Head of Growth @DataScope

Compartilhe Em

Gostou deste artigo?

Assine nosso boletim informativo e enviaremos conteúdo como este diretamente para o seu e-mail, uma vez por mês com todas as novidades.