Avaliação da eficiência do seu sistema de manutenção industrial

Tabela de Conteúdos

O sucesso e a sobrevivência na área industrial são cada vez mais difíceis de se garantir e exigem melhorias contínuas na maneira como produzimos os bens. O desempenho e a competitividade das empresas de manufatura dependem da confiabilidade, disponibilidade e produtividade de suas instalações de produção. Para garantir que a planta atinja o desempenho desejado, os gerentes de manutenção devem monitorar cuidadosamente o processo e o resultado da manutenção.

O que é manutenção industrial?

A manutenção industrial ou de planta é a aplicação de práticas confiáveis ​​para aumentar o tempo de atividade do equipamento. Ela engloba verificações funcionais, manutenção, reparo ou substituição de dispositivos, equipamentos, máquinas, infraestrutura predial e serviços públicos de apoio necessários nas instalações industriais. A manutenção industrial inclui manutenção preventiva, manutenção planejada, manutenção periódica, manutenção preditiva e manutenção baseada na condição.

Como melhorar a manutenção industrial?

É importante ter uma estratégia de manutenção industrial porque todos os seus fluxos de trabalho de manutenção dependem da estratégia que você usa e do software de manutenção que você possui.

Aqui, listamos quatro práticas para melhorar a manutenção industrial. Estes são conselhos práticos para maximizar os efeitos positivos da manutenção industrial.

1) Executar um programa de manutenção proativa

A manutenção industrial eficaz não significa apenas consertar coisas que já estão quebradas. Você também precisa de uma abordagem proativa para manutenção. O melhor jeito para começar é escolhendo uma (ou uma combinação) das seguintes estratégias de manutenção:

– Estratégia de manutenção preventiva

– Manutenção baseada em condições (CBM)

– Manutenção preventiva (PdM)

2) Use software de manutenção móvel

Isso permite que você envie notificações instantâneas para toda a sua equipe de manutenção ou técnicos específicos. Além disso, os membros da equipe podem usar os seus aplicativos móveis para colaborar em projetos maiores e trocar informações relevantes sobre as tarefas específicas nas quais estão trabalhando. O software de manutenção móvel permite que o pessoal de manutenção gerencie e obtenha informações de um sistema de gerenciamento de manutenção computadorizado (CMMS) em qualquer lugar por meio de seus dispositivos móveis.

Com um CMMS, você pode:

– Programar e monitorar remotamente todos os trabalhos de manutenção.

– Ter um melhor controle de seu estoque de peças de reposição.

– Ter todas as informações em um só lugar.

– Gerar todos os tipos de relatórios para fazer melhorias adicionais ou cortar custos de manutenção.

3) Definir procedimentos

Para ter um programa de manutenção industrial eficaz, os trabalhadores devem saber não apenas quando fazer algo, mas também como fazê-lo.

Os procedimentos de manutenção são essenciais para identificar pré-condições e precauções. Portanto, é necessário fornecer instruções para as tarefas e garantir que a manutenção seja realizada de acordo com a estratégia primária. Normalmente, os procedimentos devem ser preparados em cooperação com o resto da equipe. Eles devem ser tecnicamente precisos, verificados, validados, autorizados e revisados ​​periodicamente.

Para garantir que toda a sua equipe esteja em sintonia, você deve desenvolver claramente:

– Procedimentos operacionais padrão (POP)

– Procedimentos operacionais de emergência (EOP)

– Listas de verificação de manutenção preventiva

4) Medir e otimizar

Sentir que as coisas vão melhor não é o mesmo que saber que vão melhor. Verificar se você está atingindo as metas estabelecidas é a única forma de garantir a melhoria contínua. Ao analisá-las, você pode visualizar os processos e procedimentos que estão funcionando e ver aqueles que precisam de melhorias.

A sua estratégia de manutenção industrial atual é eficaz?

Para melhorar as atividades de manutenção industrial, você precisa definir KPIs de manutenção, usar o CMMS para rastrear métricas, gerar relatórios e fazer as alterações necessárias para atingir os seus objetivos de manutenção.

Para desenvolver e implementar uma estratégia de manutenção industrial eficiente, você deve melhorar esses três fatores de produtividade.

Uso de recursos

Para alcançar os seus objetivos e manter a liderança de mercado, é essencial entender a importância de melhorar a alocação de recursos e as taxas de utilização de recursos. Não é suficiente se concentrar na alocação adequada de recursos. Também é essencial ser capaz de medir como estes são usados ​​e como fazer ajustes, se necessário. O uso ineficaz de qualquer recurso pode resultar na insatisfação dos clientes, funcionários desmotivados ou problemas que podem levar à perda parcial ou total dos negócios. 

Métodos

Quando você reconhece os recursos dos quais dispõe para a manutenção industrial, deve melhorar a maneira como usa esses recursos. Um bom planejamento de recursos o ajudará a identificar o que é necessário para otimizar a manutenção e fazer as mudanças necessárias para obter os resultados esperados.

Melhorar a eficiência dos recursos das empresas oferece um enorme potencial para reduzir os custos de produção e aumentar a produtividade.

Performance

Melhorar as habilidades e o nível de conhecimento de toda a equipe é fundamental. Um melhor uso das habilidades no local de trabalho é importante para os trabalhadores e as empresas. Do ponto de vista do funcionário, o bom uso das habilidades está associado ao bem-estar no trabalho. Por outro lado, o uso indevido de competências cria insatisfação com o trabalho e pode estar relacionado a uma maior rotatividade e abandono de empregos.

Como desenvolver um plano de otimização?

Para ter uma estratégia de manutenção eficaz e aumentar a produtividade, é necessário desenvolver um plano de melhoria que inclua:

Organização

A primeira etapa é definir os seus objetivos e planos de negócios e sua estratégia para alcançá-los. Além disso, você deve fazer um plano para o ano, para cada mês, para cada semana e para cada dia. Analisando constantemente a situação, você pode avaliar a posição da sua empresa no mercado e fazer os ajustes necessários para melhorá-la.

Para organizar as suas finanças, use ferramentas de contabilidade e gerenciamento de produtos que serão muito úteis para planejar seu estoque, aumentar a rotação de produtos e suas despesas.

Manutenção preventiva / preditiva

A manutenção preventiva, também chamada de manutenção planejada, consiste em tarefas de manutenção que são realizadas com o equipamento em operação normal. O objetivo desse tipo de manutenção é prolongar a vida útil dos bens, aumentar a produtividade, melhorar a eficiência e reduzir os custos de manutenção.

A manutenção preventiva pode ser mais econômica do que as estratégias de manutenção reativa, mas também pode ser mais difícil de justificar.

A manutenção preditiva é uma estratégia de manutenção proativa que tenta prever quando o equipamento pode falhar para que o trabalho de manutenção possa ser feito um pouco antes disso acontecer. Estas previsões são baseadas nas condições do equipamento que são avaliadas com base nos dados recolhidos através da utilização de vários sensores e graças às técnicas de monitorização. Comparada à manutenção periódica, a manutenção preditiva se concentra nas tendências, medindo e analisando dados sobre deterioração e usando um sistema de vigilância, projetado para monitorar as condições por meio de um sistema online.

• Sistema de ordem de serviço

O software de gerenciamento de ordens de serviço é uma solução de gerenciamento que ajuda a criar e gerenciar solicitações de serviço e ordens de serviço. Esse sistema permite que gerentes e supervisores enviem ordens de serviço diretamente para as suas equipes de manutenção para que elas tenham as informações necessárias. Todos os dados são ordenados para que a equipe de gerenciamento possa obter informações instantâneas, executar relatórios e tomar decisões assertivas.

• Sistema de planejamento e programação

Os sistemas de planejamento e programação avançados (APS) analisam as implicações de decisões alternativas, destacam as consequências e problemas e geram planos e programas ideais.

Os sistemas APS entregam melhores informações (e recomendações) nas quais os gerentes podem basear suas decisões. Esses sistemas possuem ferramentas e técnicas para ajudar a gerenciar o planejamento de maneira ordenada e eficiente.

• Acompanhamento do trabalho

A capacidade humana de prestar atenção é de cerca de oito segundos, segundo estatísticas da The Associated Press. Como as cargas de trabalho continuam a aumentar dia após dia, torna-se mais difícil memorizar mais de três tarefas por vez. O software de monitoramento de tarefas é uma solução para priorizar suas tarefas, gerenciar melhor o tempo e cumprir os prazos estabelecidos. Ele permite que você integre e gerencie todas as ferramentas e atividades em um só lugar.

• Relatórios de gestão

Isso é feito com dados de vários departamentos da empresa que rastreiam os principais indicadores de desempenho (KPIs) e revelam informações financeiras e operacionais abrangentes e precisas. Os relatórios de gestão fornecem uma visão sobre como o negócio está caminhando, fazendo com que os líderes possam selecionar os métodos mais apropriados para aumentar a produtividade e melhorar as taxas de desempenho.

Como monitorar um plano de otimização?

Uma vez implementado um plano de otimização, ele deve ser constantemente revisado para obter os melhores resultados. Com o monitoramento, você poderá medir a eficácia das iniciativas já implementadas. Seguir o plano ajuda a garantir que a solução foi implementada conforme o esperado.

Para monitorar o plano de forma eficaz, as seguintes questões devem ser respondidas:

– Cada etapa foi implementada corretamente?

– Cada etapa foi implementada no prazo?

– O resultado está conforme o planejado em cada etapa?

As respostas a essas perguntas podem levar você à formulação de outras perguntas, como as seguintes

– É preciso mais tempo?

– É necessário executar mais tarefas?

– São necessários recursos adicionais?

– A equipe precisa de mais formação e treinamento?

– Quais ações devem ser realizadas?

– Você precisa mudar o plano?

Se esta última resposta for positiva, você deve procurar planos alternativos e analisar os resultados esperados, selecionar e implementar um deles e monitorar seu andamento. Depois disso, é necessário gerar um relatório que indique como tem sido monitorada a implementação desse plano e quais ações devem ser aplicadas, se tiver, até que seja alcançado um plano que esteja de acordo com as metas e objetivos da sua empresa.

Assuma o controle de suas ordens de serviço

Com a plataforma nº 1 para digitalizar tarefas

Você pode gostar também

Visite-nos e junte-se à Revolução Digital com DataScope

Aprenda a abandonar o papel hoje mesmo!

Sobre o autor

Sandra Melo
Sandra Melo

Compartilhe Em

Gostou deste artigo?

Assine nosso boletim informativo e enviaremos conteúdo como este diretamente para o seu e-mail, uma vez por mês com todas as novidades.