Como as PMEs podem escalar o seu crescimento?

Tabela de Conteúdos

Se quer que a sua pequena empresa seja bem-sucedida, você precisa de um plano sobre como chegar ao sucesso e deve focar nele em vez de centralizar-se apenas no seu crescimento. Desta maneira, a sua empresa pode gerar maiores receitas sem aumentar os custos nem diminuir os recursos. 

O que é escalar os negócios?

Escalar o negócio significa aumentar o tamanho e o alcance das operações. Mas, sem uma direção clara, qualquer tentativa de expansão pode ser frustrante e pode desacelerar a sua empresa. Quando as empresas escalam, por outro lado, as receitas aumentam em um ritmo mais rápido que os novos custos. Quando uma empresa pode dimensionar as suas operações, isso significa que pode lidar com uma quantidade cada vez maior de trabalho ou vendas de uma maneira lucrativa e viável.

São várias as maneiras para escalar um negócio, mas, primeiro, você deve determinar se ele tem escalabilidade.

O seu negócio tem escalabilidade?

A escalabilidade está relacionada à capacidade de uma empresa para crescer sem ser prejudicada por sua estrutura ou disponibilidade de recursos quando se encontra frente a uma maior produção. É aplicada à capacidade de uma empresa de se desempenhar sob uma maior carga de trabalho ou um alcance mais amplo.

As pequenas empresas têm custos operativos baixos em comparação com as empresas mais grandes. Escalar um negócio significa permitir e apoiar o crescimento da sua empresa e ter a capacidade de crescer sem se prejudicar.

Ao se preparar para escalar o seu negócio, você deve ter em mente os seus objetivos de longo prazo.

Recomendações para que as PMEs cresçam

Dê à sua empresa o tempo que precisa para crescer e se desenvolver até o ponto em que escalar seja mais uma necessidade que uma opção. Quando for o momento adequado, faça com que a sua pequena empresa escale seguindo estes passos fundamentais.

Avalie e planifique

Olhe para dentro do seu negócio para ver se ele está pronto para crescer. A sua organização possui as pessoas e os sistemas para lidar com muitos pedidos novos sem dificuldades? Para iniciar o plano, você pode desenhar uma previsão de crescimento de vendas detalhada, dividida por número de novos clientes, pedidos e receitas que deseja gerar. Inclua uma planilha que divida os números por mês e busque ser o mais específico que possa.

Otimize os processos

É necessário se desfazer daquelas atividades, procedimentos e tarefas que não agregam valor para a eficiência operativa. Isso também está relacionado com o uso eficaz de recursos.

Quando todos seguem um conjunto de passos já testados, há menos erros e atrasos, há menos esforços duplicados e a equipe e os clientes se sentem mais satisfeitos.

Padronize os processos

É um passo importante para as empresas, especialmente quando estão se preparando para escalar. Além da automatização, a padronização dos processos comerciais vai te ajudar a criar uma equipe sólida e garantir que todos estejam seguindo os mesmos passos.

Para padronizar os seus processos de negócio, você deve automatizar alguns, como:

-Contabilidade e folha de pagamento

-Gestão de relacionamento com o cliente

-Gestão de inventário

-Programação de reuniões

Identifique as barreiras para o crescimento da sua PME

Uma vez que você definiu os objetivos, parte do desenvolvimento de uma estratégia de crescimento exige em pensar nas possíveis barreiras para a sua ampliação. Há vários fatores que poderiam restringir o seu desejo de crescer, como a falta de habilidade de liderança, a falta de financiamento, o fluxo de caixa fraco, entre outros. Identificar os potenciais entraves pode te ajudar a lidar e a superar os pontos fracos e as ameaças que possam surgir.

Adote modelos flexíveis

As empresas necessitam de flexibilidade para fazer com que seus negócios cresçam e se adaptem às circunstâncias inesperadas. Isso ajuda a criar uma cultura flexível e ágil que permita responder rapidamente frente a qualquer mudança. É importante identificar as necessidades específicas de cada cenário, cliente ou área de negócio para poder estabelecer procedimentos padronizados.

Aproveitar as tecnologias e os pacotes de software completos pode ajudar os proprietários de negócios a se concentrar em tarefas mais demandantes e a expandir a sua empresa enquanto economizam tempo e mantêm os custos baixos.

Integre as operações

A falta de integração de informação ou processos é um ponto fraco de qualquer negócio e, além disso, é um dos problemas mais comuns no cenário das pequenas e médias empresas. Como essa falta de integração operativa é observada? Quando há saturação, tanto nos cenários produtivos, como no próprio departamento comercial, incluindo o financeiro, que podem provocar atrasos no processamento das ordens de serviço.

A integração de todas as operações permite que os gerentes e trabalhadores tenham acesso à informação de uma maneira simples, segura e rápida.

Proporcione acesso à informação em tempo real

Todos os membros da organização devem ter acesso à informação e conhecimentos relevantes. Cada área deve ter a informação necessária para trabalhar de maneira eficiente. Os relatórios em tempo real minimizam o trabalho manual e aumentam a transparência e a confiança.

Empresas como DataScope oferecem formulários móveis que te permitem obter dados em tempo real e gerar relatórios em um ritmo muito mais rápido.

Coloque esforço na formação de equipes

Como proprietário de um negócio, você deve conhecer o valor de desenvolver uma rede profissional. Ao escalar uma empresa, você deverá aproveitar os talentos e a experiência de outras pessoas quando se trata de executar uma estratégia de escalada.

Dê uma olhada crítica ao grupo de talentos da sua empresa e se prepare para contratar ou subcontratar o quadro de pessoal necessário para construir uma equipe capaz de sustentar uma maior carga de trabalho.

Consulte especialistas externos quando for necessário

O recrutamento pode não ser sempre a resposta. Frequentemente, pode ser mais eficiente subcontratar tarefas e funções. Também é aconselhável delegar responsabilidade quando necessário. Não gaste todo o seu tempo em assuntos do dia a dia, quando você poderia se dedicar no crescimento do seu negócio. Mantenha-se focado no “quadro geral” e desenvolva as habilidades necessárias para que o seu negócio cresça e escale. Expandir o negócio, geralmente, exige incorporar equipes novas para evitar a sobrecarga e otimizar o fluxo de trabalho e para que as tarefas não fiquem concentradas em poucas mãos.

Desenvolva habilidades de gestão

Desenvolver um amplo conjunto de habilidades de gestão é fundamental antes de expandir o seu negócio. Como empreendedor, você deve estar acostumado a realizar múltiplas tarefas, mas saber ensinar, capacitar e delegar atividades de maneira efetiva aos seus empregados são habilidade essenciais para crescer.

Além disso, você deve estar preparado para liderar dando o exemplo e para criar uma cultura organizacional que gere confiança e respeito mútuo. Em outras palavras, as PMEs deverão desenhar processos do começo ao fim e proporcionar às pessoas envolvidas a formação e as habilidades necessárias.

Foque no que for mais relevante

Para operar a escala, os gerentes devem focar em dominar as competências centrais da empresa onde oferecem mais valor aos clientes. Em toda empresa existem tarefas diárias ou semanais que geram mais leads e mais receitas que outras. Essas tarefas devem ser prioridade porque são as que estimulam o crescimento do negócio.

Concentrar-se nos aspectos incorretos do negócio pode atrasar o crescimento e até mesmo afetar negativamente no trabalho em equipe.

Centrarse en los aspectos incorrectos del negocio puede retrasar el crecimiento e incluso puede afectar negativamente al trabajo en equipo.

Aprenda com a concorrência que já tenha expandido

Como conseguiram? Averiguar quantos empregados têm agora poderia te dar uma ideia de quantos você vai precisar. Tente analisar e compreender o seu modelo de negócio para saber quais são os seguintes passos para a sua empresa seguir.

Examine o seu sucesso com olhar crítico

Para que o seu negócio seja bem-sucedido, é preciso ter uma vantagem competitiva de outras empresas do seu mercado. Isso vai além de suas ofertas de produtos ou serviços e está estreitamente relacionado com a forma com que você vende as suas ofertas e não em quais são elas.

Com olhar crítico, avalie de maneira incisiva e precisa o que a sua empresa entrega para o mercado. Para as empresas que pretendem escalar, é fundamental identificar, desenvolver e comercializar os seus pontos fortes com eficácia.

Coloque uma estratégia em ação

Se deseja escalar sua pequena empresa, você deve desenhar uma estratégia geral para prever até onde deseja chegar, os passos que precisa seguir, os objetivos de receitas e qual participação de mercado quer conseguir.

Assuma o controle de suas ordens de serviço

Com a plataforma nº 1 para digitalizar tarefas

Você pode gostar também

Visite-nos e junte-se à Revolução Digital com DataScope

Aprenda a abandonar o papel hoje mesmo!

Sobre o autor

Sandra Melo
Sandra Melo

Compartilhe Em

Gostou deste artigo?

Assine nosso boletim informativo e enviaremos conteúdo como este diretamente para o seu e-mail, uma vez por mês com todas as novidades.