Como sua empresa pode se beneficiar da transformação digital?

Tabela de Conteúdos

O mercado está mudando radicalmente, o que se reflete em novos hábitos, necessidades, desejos, formas de comunicação e de consumo. A digitalização, por sua vez, tem permitido às empresas melhorarem seu desempenho, aumentarem sua produtividade e acessarem novos mercados.
A revolução digital está transformando o mundo em muitos aspectos e as novas tecnologias  têm mudado a forma como interagimos, comunicamos e consumimos produtos e serviços. As empresas, independentemente do seu tamanho ou segmento da indústria a que pertencem, devem estar preparadas para atender às necessidades e demandas de seus novos clientes.  A tecnologia e a digitalização abriram novas possibilidades para melhorarem seus processos de produção, trazendo novas formas de posicionamento no mercado e de comunicação com clientes.

O que é a transformação digital?

Realizar uma transformação digital em seu negócio não significa ter uma presença digital maior, e sim realizar um processo de transformação que afete todas as áreas e níveis da sua empresa, a partir de um planejamento estratégico para que melhores resultados sejam alcançados.
A transformação digital pode ser um processo lento que, para fazer sentido, deve otimizar a produtividade. Antes de iniciar um processo de digitalização, é essencial estabelecer seus objetivos, entender o que seus concorrentes estão fazendo e como a digitalização pode melhorar seu relacionamento com os consumidores. Veja abaixo alguns bons motivos para começar uma transformação digital no seu negócio:

1. Aumentar a produtividade

A digitalização de negócios permite avaliar melhor todos os processos de produção, analisar intensamente e com precisão cada etapa e também identificar problemas, incongruências e desafios. Por exemplo, a digitalização de documentos e o desaparecimento de barreiras de espaço e tempo resultam em uma otimização de recursos e na racionalização dos processos de produção e comercialização.
A digitalização permite que as empresas se tornem mais eficientes: segundo o estudo “Andando na corda bamba digital”, publicado pela Fujitsu, as empresas que adotaram a digitalização melhoraram sua eficiência em 39%.

2. Reduzir os custos operacionais

Além de melhora na eficiência, a transformação digital pode reduzir os custos operacionais de uma empresa em até 20%. Também permite uma gestão eficiente desses custos, que implica em um controle mais efetivo dos processos de produção e venda. A digitalização também permite que a criação de novos modelos de negócios e fontes de receita.

3. Melhorar a experiência do cliente

Outra vantagem da transformação digital é que ela ajuda a proporcionar uma melhor experiência para os clientes, especialmente no que se refere à comunicação. A digitalização gera um vínculo mais estreito com clientes e potenciais clientes e cria valor agregado para eles. Também permite o uso de novos canais de vendas, como e-commerce ou redes sociais. É também é importante destacar que apenas desenvolvendo um website é possível fazer com que a sua empresa esteja no mercado 24 horas por dia, 7 dias por semana.

4. Facilitar a integração de processos internos

A digitalização permite a sistematização do negócio e o desenvolvimento organizacional. Esse processo aumenta a consistência na divisão de trabalho, porque todos que realizam as mesmas tarefas seguirão as mesmas instruções, aumentando, assim, a eficácia e a eficiência da empresa, pois há um processo padrão para a execução dessas tarefas. A transformação digital também facilita o alinhamento dos objetivos da empresa com funcionários e clientes. Nesse caso, os bancos de dados adquirem um papel fundamental para a tomada de decisões e para a implementação de tarefas.

5. Abrir novas possibilidades de mercado

A digitalização das empresas também possibilita a incursão em novos mercados. Antes do surgimento das tecnologias que temos nos dias de hoje, as distâncias eram um obstáculo para a expansão de negócios. Agora tudo o que você precisa é de uma boa estratégia de comunicação digital e ter a logística certa para alcançar novos mercados.

6. Fortalecer a sua marca

Para muitas empresas, a digitalização não apenas implica em uma maior fluência de seus processos internos, mas também proporciona à empresa  uma vantagem competitiva no mercado.

Como implementar uma transformação digital eficaz em uma empresa?

transformação digital de uma empresa não é uma meta, mas uma maneira de melhorar a gestão empresarial e aumentar a produtividade. Atualmente, a digitalização não é uma opção, mas uma necessidade caso você queira que sua empresa seja bem-sucedida no ramo em que atua. Devido à contínua e rápida transformação tecnológica, o mercado evoluiu radicalmente. Os consumidores mudaram seus hábitos, necessidades, desejos, formas de comunicação e consumo. Se você não conseguir ler e compreender todas as nuances desse novo cenário, todo o dinheiro gasto com as melhores tecnologias e aplicativos não fará diferença para a sua empresa.
Nesse sentindo, uma transformação digital efetiva dos negócios deve se basear nos seguintes pilares: pessoas, gerenciamento automatizado de informações e comunicação digital inteligente.
A digitalização não significa apenas menos papel e mais presença digital, pois essas ações são conseqüências da evolução digital. Uma verdadeira transformação digital deve afetar todas as áreas da empresa. Como começar? Um bom ponto de partida seria realizar uma análise completa dos processos do seu negócio, para avaliar como a tecnologia poderia ter um impacto positivo sobre ele. Sem dúvidas, a sua empresa só terá a ganhar com essa escolha.
 
DataScope é uma plataforma que permite a várias indústrias simplificar, organizar e avaliar o trabalho em campo, graças aos seus formulários on-line que fornecem indicadores em tempo real, 100% adaptáveis a qualquer necessidade.

datascope-logo-mydatascope.com

Assuma o controle de suas ordens de serviço

Com a plataforma nº 1 para digitalizar tarefas

Você pode gostar também

Visite-nos e junte-se à Revolução Digital com DataScope

Aprenda a abandonar o papel hoje mesmo!

Sobre o autor

DataScope
DataScope

Compartilhe Em

Gostou deste artigo?

Assine nosso boletim informativo e enviaremos conteúdo como este diretamente para o seu e-mail, uma vez por mês com todas as novidades.