Compartilhar tela: um recurso fundamental para a produtividade em tempos de pandemia

Tabela de Conteúdos

A revolução que o mundo do trabalho experimentou como consequência da pandemia Covid-19 gerou uma série de mudanças na dinâmica do trabalho. Um deles é o trabalho remoto, que representou um grande desafio para o trabalho colaborativo das equipes, principalmente em termos de produtividade, interação e como se comunicar quando todos estão dispersos.

Por não compartilhar o mesmo espaço físico, um escritório, por exemplo, as equipes de trabalho tiveram que encontrar alternativas para se reunir e compartilhar as informações necessárias para o trabalho. Isso representou um desafio e colocou à prova uma série de ferramentas que já existiam, mas que estavam em segundo plano e com a pandemia se tornaram essenciais. Falamos sobre os aplicativos para compartilhar a tela do computador.

Benefícios dos aplicativos de compartilhamento de tela

Em um ambiente de trabalho onde todos trabalham remotamente, os aplicativos de compartilhamento de tela possuem algumas características fundamentais que os tornam essenciais. Dentre os seus benefícios, destacam-se:

  • Versatilidade: Possuem um amplo leque de opções práticas e são ideais para reuniões virtuais, apresentações, treinamentos, suporte técnico e colaboração em projetos.
  • Rentabilidade: as empresas reduzem os custos permitindo que clientes e fornecedores se encontrem virtualmente sem comprometer a eficácia e a qualidade de uma apresentação ou demonstração.
  • Economia de tempo: assim como os aplicativos de mensagens, aqueles que permitem o compartilhamento de tela ajudam a se comunicar e colaborar em tempo real, de forma que os trabalhadores precisem de muito menos tempo para resolver questões fundamentais para o desenvolvimento de diversos projetos ou tarefas.
  • Maior produtividade: assim como outras ferramentas que automatizam processos, os aplicativos de compartilhamento de tela permitem aos usuários colaborar de forma fácil e produtiva. Eles melhoram a produtividade, graças a reuniões mais eficazes que economizam tempo e dinheiro.

Compartilhamento de tela: um mundo de soluções

Os aplicativos que permitem o compartilhamento da tela do computador em um ambiente de trabalho são úteis em diversas situações. Dentre eles, destacam-se:

  • Videoconferência: permite que os usuários se comuniquem através de canais de vídeo, sendo uma das opções mais recorrentes para realizar as reuniões de trabalho que decorriam no escritório e agora são feitas à distância.
  • Audioconferência: permite uma comunicação eficaz através dos canais de áudio, sem ver ou ser visto, mas com a possibilidade de utilizar as mesmas ferramentas para partilhar a tela ou o ambiente de trabalho.
  • Chat em grupo ao vivo: se a ideia é colaborar online, discutir aspectos relevantes de uma tarefa ou projeto, sem interromper a pessoa que está apresentando por videoconferência ou áudio, esse recurso é uma alternativa muito eficiente.
  • Alterar o apresentador em uma sessão: há situações em que mais de uma pessoa desempenha a função de apresentador. Ter essa ferramenta é a chave para tirar o máximo proveito de uma reunião virtual em que vários profissionais estão envolvidos.
  • Acesso remoto: Os recursos de acesso remoto são populares porque permitem que os clientes interajam em uma chamada sem ter que baixar nada para seus próprios dispositivos. São muito úteis nos processos de vendas ou suporte de TI, pois um representante da empresa pode acessar um dispositivo remoto e resolver problemas técnicos mais rapidamente.

Principais usos dos aplicativos de compartilhamento de tela

As vantagens de compartilhar a tela no ambiente de trabalho são aproveitadas por diversos profissionais, de diversas áreas, entre as quais:

Membros da equipe: são os casos mais comuns, independente do setor em que atuam, que aproveitam a funcionalidade de compartilhamento de tela para apresentações, entre outros fins.

Departamentos de TI: Como suporte remoto, o compartilhamento de tela permite que os clientes entreguem o controle do desktop às suas equipes técnicas para diagnosticar e resolver problemas técnicos. Outro uso é para funcionários remotos que podem não ter acesso pessoal ao departamento de TI da sua empresa.

Recursos Humanos (RH): Ao trabalhar com funcionários remotos, é útil que os departamentos de recursos humanos tenham a capacidade de apresentar documentos e revisar materiais juntos em tempo real, pois eles frequentemente lidam com orientações, treinamento e avaliações de desempenho de novos funcionários.

Representantes de vendas: para aqueles que trabalham com demonstrações de vendas, os aplicativos de compartilhamento de tela fornecem uma solução remota para mostrar seus produtos a clientes em potencial, empresas de analistas e outras partes interessadas.

Quais são os melhores aplicativos de compartilhamento de tela?

Zoom

Considerado um dos melhores aplicativos de videoconferência para lidar com reuniões de equipe, demonstrações de vendas e webinars. Uma de suas vantagens é que consegue manter uma conexão de vídeo ajustando a qualidade de acordo com a largura de banda. Os usuários do Zoom podem hospedar reuniões de compartilhamento de tela de aplicativos de desktop ou dispositivos móveis.

Nos aplicativos móveis, os participantes podem assumir o controle das ferramentas de apresentação para compartilhar documentos ou fazer anotações conjuntas. Seus recursos de chamadas e reuniões são suficientes para dar suporte para as empresas de qualquer tamanho, tornando mais fácil hospedar webinars com vários hosts, cada um dos quais precisa acessar a mesma tela de apresentação para fazer anotações.

Google Meet

Criado para uso comercial e parte do ecossistema do Gmail, este aplicativo representa uma grande melhoria em relação ao seu antecessor, o Hangouts. Tem uma alternativa gratuita que permite reuniões ilimitadas de uma hora com até 100 pessoas, e uma alternativa paga, associada ao Google Workspace. Apenas alguns cliques são suficientes para começar a compartilhar sua tela, seja de um computador ou dispositivo móvel.

Por ser um produto do Google, o Meet funciona perfeitamente com o restante do pacote do Google, incluindo Agenda, Drive e o resto. Isso se estende a outras funções, como quadro branco, calendário e programação.

Microsoft Teams

A alternativa da Microsoft também é gratuita para uso com limites e a versão completa está incluída em todas as assinaturas do Microsoft 365 Business. Teams está desenhado para ser o centro de bate-papo, reuniões, chamadas, arquivos e, bem, equipes. Os usuários têm a opção de compartilhar a tela inteira, uma janela ou aplicativo específico, um quadro branco em branco ou arquivos do InVision, PowerPoint ou OneDrive. Ele também tem uma série de integrações disponíveis, para que o Teams possa trabalhar com quase qualquer outra ferramenta.

Screenleap

Se você procura algo básico, e esse é também o seu ponto forte, esta pode ser a sua alternativa, pois a sua falta de complexidade torna a sua utilização incrivelmente rápida. É ideal quando você precisa fazer um tutorial rápido para um colega ou apresentá-lo a um cliente sem forçá-lo a baixar e instalar algo pesado ou mesmo pular um aplicativo de videoconferência.

Com o Screenleap, você obtém uma URL permanente que qualquer pessoa com o link pode usar para se unir à sessão quando você estiver compartilhando (ela dirá a eles para esperar se você não estiver compartilhando ativamente). É ótimo incluir na descrição do evento do calendário para reuniões periódicas ou para acesso rápido quando você precisa transmitir ao vivo.

No entanto, essa simplicidade não suporta vídeo, conferência ou anotações bidirecionais, tornando-a menos útil para reuniões de equipe colaborativas do que uma ferramenta dedicada.

Demodesk

É uma opção destacada de compartilhamento de tela com foco em vendas. Ao contrário da maioria das ferramentas de compartilhamento de tela, a visualização do apresentador é quase como estar dentro de uma apresentação do PowerPoint ou do Google Slides, com anotações e miniaturas visíveis enquanto o participante vê apenas o slide. Os apresentadores têm toda a informação de que precisam na frente e no centro, e não há notificações aleatórias ou fotos embaraçosas aparecendo de suas mesas.

O aplicativo também inclui recursos adicionais focados em vendas, como manuais e cartas de batalha, que ajudam os representantes a reagir em tempo real para fazer a venda. Os usuários podem até pesquisar suas cartas de batalha por palavras-chave na tela compartilhada. Não há muitas integrações disponíveis, mas o software se conecta ao Gmail, Outlook, Calendly e vários CRMs populares.

Assuma o controle de suas ordens de serviço

Com a plataforma nº 1 para digitalizar tarefas

Você pode gostar também

Visite-nos e junte-se à Revolução Digital com DataScope

Aprenda a abandonar o papel hoje mesmo!

Sobre o autor

Antonio Frieser
Antonio Frieser

Compartilhe Em

Gostou deste artigo?

Assine nosso boletim informativo e enviaremos conteúdo como este diretamente para o seu e-mail, uma vez por mês com todas as novidades.