Gestão de Operações: Os benefícios dos cursos online

Tabela de Conteúdos

Em todo o tipo de empresas, as operações cumprem um papel fundamental no processo produtivo. Por definição geral, elas são a soma das atividades relacionadas com cada área da organização e que apontam à geração dos produtos ou serviços que oferecem ao mercado.

Em termos práticos, podemos dizer que as operações refletem a forma de fazer as coisas dentro de uma empresa. Portanto, a gestão empresarial se torna importante para a atividade produtiva de qualquer organização. O seu objetivo é melhorar os sistemas de produção de maneira contínua, com o objetivo de garantir as soluções mais eficientes e eficazes.

A gestão de operações inclui tudo o que implica converter as matérias primas em produtos ou serviços destinados ao consumo. Isso pode se considerar o desenho de sistemas de fabricação, planejamento de instalações, gestão de cadeia de fornecimento, gestão de inventário, desenho de produtos, controle de qualidade e muito mais.

Capacitação: Fator chave na gestão de operações

Além disso, dos fatores recém mencionados, a gestão de operações pode incluir a capacitação dos trabalhadores, ao abrir uma porta muito importante em matéria de formação e crescimento profissional.

E com a penetração da tecnologia, hoje é possível realizar cursos online, o que permite dar um salto de qualidade em matéria de educação com programas flexíveis. Isso porque este tipo de cursos não exige a presença física dos trabalhadores em um lugar específico e dá a liberdade de ajustar seus horários.

Vantagens dos cursos online de gestão de operação

A realização de cursos relacionados com a gestão de operações ajuda os trabalhadores a organizar, dirigir e administrar os processos e sistemas que permitem que uma empresa funcione.

Com o objetivo de maximizar a eficiência e os lucros de uma empresa, os cursos de gestão de operações abordam temas como a gestão empresarial, procedimentos de escritório, práticas varejistas, cadeias de produção e fornecimento, contabilidade ou apoio operativo.

Os benefícios para os alunos se realizam com a aquisição de mais conhecimentos e a melhora de suas habilidades de liderança e melhor desempenho laboral, o que pode conduzir a um avanço profissional mais rápido em matéria de cargos e salários.

Quais cursos realizar?

Para aqueles interessados em realizar algum curso que lhes entregue melhores ferramentas na área da gestão de operações, existe uma série de opções, dentro dos quais selecionamos as seguintes:

1. Certificação de gestão de operações de Wharton Online

Este curso de gestão de operações está disponível em Coursera e é oferecido pela Wharton University of Pennsylvania. É completamente online e graças a isso, mais de 70.000 pessoas puderam melhorar suas perspectivas profissionais.

O curso é centrado principalmente em analisar o processo empresarial para implementar estratégias efetivas que possam melhorar a produtividade e a qualidade. Em termos gerais, os alunos recebem conhecimento sobre planejamento empresarial, operações e gestão de qualidade junto com o controle de qualidade através de Six Sigma.

Aspectos chave do curso:

– Analisar os processos comerciais para definir sobrecargas e como solucioná-las.

– Obter informações sobre taxas de fluxo de negócios e o tempo.

– Aprender a otimizar os níveis de inventário.

– Otimizar os recursos comerciais disponíveis, incluindo a mão de obra e as existências, para obter resultados produtivos.

– Aumentar a qualidade e a produtividade através do desenho de fluxos de trabalho eficientes.

– Conhecer os pontos de origem dos defeitos e criar modelos com medidas preventivas para melhorar os padrões da organização.

2. Gestão de operações

Através de edX, o Indian Institute of Management de Bangalore (IMB) oferece este curso que é parte do programa MicroMasters.

O curso pode ser realizado de forma gratuita por qualquer pessoa interessada em operações comerciais e contém vários modelos de operações, ferramentas e técnicas para a gestão da cadeia de fornecimento, os sistemas de controle de qualidade e a otimização dos fluxos de trabalho.

Com ele, os alunos aprenderão ferramentas orientadas à inovação nas operações comerciais para melhorar a produtividade e a capacidade com os recursos disponíveis. Além disso, vão desenvolver habilidades que vão permitir configurar os processos comerciais para canalizar as operações e reduzir as sobrecargas.

Aspectos chave do curso:

– Aprender as configurações de operações comerciais padrão para aplicar técnicas inovadoras de melhoria.

– Analisar os tempos do ciclo de operações e a capacidade do sistema para configurar a cadeia de fornecimento empresarial.

– Compreender o conceito de Lean Management e aplicá-lo na configuração do seu negócio.

– Através da análise NVA, identificar sobrecargas e defeitos no sistema de operações para resolvê-los.

– Utilizar controles de gráficos para monitorar os processos comerciais.

3. Cursos de gestão de operações

Também de forma gratuita e sob a tutela do IIMB em edX, este curso permite aprender uma série de conhecimentos relacionados com aspectos críticos da gestão de operações.

Entregar a oportunidade de aprender funções para manter controlada a qualidade dos bens e serviços produzidos, otimizando a produtividade dos recursos disponíveis e a capacidade disponível para obter o máximo rendimento é o objetivo final de qualquer organização.

Aspectos chave do curso:

– Conhecer o processo de gestão de operações e sua função na otimização dos processos comerciais.

– Compreender as ferramentas de gestão de operações para a verificação da produtividade e o controle de qualidade.

– Desenhar modelos para configurar cadeias de suprimentos comerciais para canalizar o fluxo e o tempo do processo.

– Conhecer sobre Lean Management e aplicar seus conceitos para melhorar os processos do negócio.

– Melhorar o perfil profissional e aproveitar as amplas oportunidades disponíveis na gestão de operações obtendo a certificação.

4. Gestão de operações

Recorrendo à plataforma Linkedind Learning é possível optar por uma lista extensa de cursos que visam a adquirir os conhecimentos necessários para melhorar as operações comerciais. Há cursos desenhados exclusivamente para aprender sobre Scrum ou Lean Management e como implementar estratégias Lean nas operações comerciais.

O objetivo é alcançar a excelência em uma organização através do desenvolvimento de um sistema para melhorar o rendimento empresarial e aproveitar ao máximo os recursos disponíveis.

Aspectos chave do curso:

– Aprender e compreender os conceitos de gestão de operações comerciais.

– Aprender táticas de Lean Management e compreender os fundamentos de Scrum.

– Desenhar processos e modelos de trabalho para melhorar o rendimento do sistema.

– Impulsionar a empresa em direção a uma excelência mediante a implementação de ferramentas de gestão de operações para a otimização.

5. Cursos de operações

Através da plataforma Alison, estão disponíveis cursos gratuitos para aprimorar a gestão de operações.

Existem opções que vão desde a gestão de riscos à segurança e supervisão no local de trabalho, juntamente com a padronização ISO. 

Os alunos aprendem habilidades para planejar, administrar e controlar o processo de fabricação e a produção seguindo os procedimentos padrões mediante a otimização do consumo de recursos e o tempo de entrega da produção.

Aspectos chave do curso:

– Redigir e implementar fluxos de processos comerciais efetivos.

– Avançar profissionalmente aproveitando oportunidades como profissional de gestão de operações.

– Compreender os conceitos de gestão da cadeia de fornecimento e implementar estratégias de gestão de riscos.

– Conhecer os processos comerciais padrão e a padronização ISSO na gestão de fabricação e produção.

Empregos na gestão de operações

As operações desempenham um papel fundamental nas empresas, o que pode ser associado facilmente com a grande quantidade de vagas disponíveis nesta área para profissionais que contem com as ferramentas e a experiência necessárias para exercer esses cargos.

Dados estatísticos recentes apontam que os postos de trabalho disponíveis com jornada completa para gerentes de operações superam os 7.000 e existem mais de 1.400 para analistas de operações. Isso somente nos Estados Unidos. E, em todo o mundo, a demanda é enorme e tende ao crescimento.

Assuma o controle de suas ordens de serviço

Com a plataforma nº 1 para digitalizar tarefas

Você pode gostar também

Visite-nos e junte-se à Revolução Digital com DataScope

Aprenda a abandonar o papel hoje mesmo!

Sobre o autor

Francisco Gonzalez
Francisco Gonzalez

Compartilhe Em

Gostou deste artigo?

Assine nosso boletim informativo e enviaremos conteúdo como este diretamente para o seu e-mail, uma vez por mês com todas as novidades.