Guia para um retorno seguro ao trabalho

Nas últimas semanas, várias empresas ao redor do mundo começaram lentamente a retomar os processos que foram paralisados ​​pela pandemia da COVID-19. Como a saúde dos trabalhadores é essencial, as empresas precisam definir diretrizes gerais para cuidar do seu ambiente de trabalho e prevenir um futuro surto de Coronavírus em sua cadeia produtiva, tanto nas indústrias quanto nos serviços.

Este artigo apresentará os principais focos do plano para a transição para um novo normal. Nesse sentido, a prevenção do contágio da doença é um dos focos principais. 

A retomada das atividades precisa ser guiada pelo princípio da minimização de riscos. Sistemas de prevenção, tanto para a COVID-19 quanto para outras doenças transmissíveis, devem ser adaptados aos processos e atividades em toda a empresa, com o objetivo de evitar outras ondas de contágio.

Alguns dos tipos de medidas que você pode implementar em sua empresa são: 

  • De natureza organizacional,
  • Proteção coletiva,
  • Para proteção pessoal,
  • Higiene no local de trabalho,
  • Gestão de resíduos.

Neste artigo, apresentaremos um guia completo sobre como retornar com segurança suas operações no trabalho. Em termos gerais, recomenda-se que, em toda a empresa, sejam reforçadas as medidas de higiene pessoal em todas as áreas de trabalho e contra qualquer cenário de exposição, como:

  • A higiene das mãos é a principal medida de prevenção e controle de infecções.
  • Em relação aos sintomas respiratórios: Ao tossir e espirrar, o nariz e a boca devem ser cobertos com um lenço de papel e descartados em uma lata de lixo com tampa e pedal. Se os lenços não estiverem disponíveis, você pode usar a parte interna do cotovelo.
  • Evite o contato com os olhos, nariz e boca.
  • Mantenha a distância física de 2 metros.

Medidas organizacionais

Esse tipo de medida é focado no protocolo dentro dos escritórios.

O trabalho organizacional inclui atividades baseadas em grupo, como reuniões, atendimento a clientes, palestras e até almoços ou cafés no meio da manhã.

Antes da pandemia, algumas áreas de trabalho seguiam a tendência de organizar o espaço tipo cowork, com balcões abertos, áreas comuns e cultura comunitária.

É por isso que as seguintes medidas de prevenção podem fazer parte de um plano seguro de retorno ao trabalho:

  • Uma maneira eficiente de minimizar o contato entre membros da equipe ou clientes (no caso de atendimento ao cliente) é organizar estações de trabalho e a distribuição de espaços para que seja mantida a distância de segurança de 2 metros entre pessoas. 
  • Reduza o número de pessoas que visitam sua área de trabalho. Nesse sentido, um plano de turno pode ser implementado, de modo que apenas metade ou um terço da equipe trabalhe no escritório de uma única vez, minimizando os riscos de contágio.
  • Oferecer o trabalho remoto sempre que possível. Isso não apenas traz benefícios para o trabalhador, mas também para a empresa, pois economiza custos, otimiza a produtividade da equipe, permite a contratação de pessoal mais qualificado e reduz o risco de acidentes no local de trabalho.
  • Evite usar equipamentos e dispositivos de outros trabalhadores. Caso seja estritamente necessário, forneça instrumentos para desinfecção.

Medidas de proteção coletiva

As medidas de proteção coletiva estão relacionadas a atividades que exigem interação com o público, como atendimento ao cliente ou balcões nas lojas.

Algumas das medidas que podem ser implementadas são:

  • Para manter a segurança do trabalhador e do cliente, você pode instalar barreiras de separação física, como o uso de interfones, janelas, partições de metacrilato, cortinas transparentes, etc.
  • Outra maneira é delimitar e manter a distância entre os balcões ou janelas de serviço.

O objetivo aqui é garantir que o distanciamento social seja eficaz.

Medidas de proteção individual

A maneira ideal de prevenir o contágio é usar uma combinação de todas as medidas preventivas mencionadas acima. Além disso, é necessário implementar uma cultura de conscientização sobre a seriedade destes protocolos.

A seguir, deixamos uma lista de boas práticas para o ambiente de trabalho, visando que seus colaboradores e equipe se conscientizem e não se tornem possíveis focos de transmissão da doença:  

Antes de ir trabalhar:

  • Se o trabalhador apresentar algum sintoma que possa estar associado ao COVID-19 (tosse, febre, dificuldade respiratória etc.), recomenda-se que ele não vá ao trabalho e entre em contato com o centro médico de sua preferência.
  • Se o trabalhador estiver em contato próximo (menos de 2 metros e mais de 15 minutos) com alguém afetado pelo COVID-19, é recomendável que ele fique em quarentena por, pelo menos, 15 dias. 
  • Se o trabalhador for do grupo de risco (mais de 50 anos, grávidas ou com condições médicas especiais), recomenda-se que ele não vá ao local de trabalho. Nesse caso, você pode estudar a opção do trabalho remoto ou afastamento voluntário. 

No caminho ao trabalho:

  • Priorize as opções de mobilidade que garantam uma distância de aproximadamente 2 metros.
  • Em viagens de transporte público, procure manter a distância entre outros passageiros sempre que possível.
  • Recomenda-se o uso de máscaras higiênica, preferencialmente de tecido com camada dupla.

Medidas de higiene no local de trabalho

Além das mudanças estruturais que você pode implementar no local de trabalho, um rígido protocolo de higiene também deve ser implementado. Aqui estão algumas recomendações importantes na higienização dos locais de trabalho:

  • Ventilação: A ventilação nos espaços deve ser proporcionada regularmente. O mínimo deve ser uma vez por dia e em um tempo de 5 minutos por espaço.
  • Controle climático: Revise os filtros de ar e aumente o nível de ventilação nos sistemas de controle climático (ar condicionado, por exemplo). Com isso, a frequência da renovação do ar é aumentada.
  • Limpeza: As tarefas de limpeza devem aumentar sua periodicidade e, com isso, reforçar o trabalho em superfícies, como janelas, maçanetas, computadores ou máquinas.
  • Área de trabalho: A área de trabalho de um trabalhador precisa ser limpa a cada mudança de turno.
  • Pessoal de limpeza: Os trabalhadores de limpeza devem ser protegidos com máscaras e luvas de uso único.
  • Higiene: A equipe de limpeza deve higienizar completamente as mãos com água e sabão por pelo menos 40 segundos.
  • Uniformes: Os uniformes devem ser ensacados e fechados antes de fazer a troca da roupa. O ciclo de lavagem deve estar a uma temperatura mínima de 60º.

Medidas de gestão de resíduos no local de trabalho

No final muitas tarefas, pode haver uma quantidade considerável de resíduos, e eles também podem ser um ponto de transmissão. A lista a seguir apresenta boas práticas que você pode adotar para reduzir os riscos na sua empresa:

  • Os resíduos comuns devem continuar a ser tratados da maneira usual porém com maior atenção caso tenham tido contato com alguém contagiado.
  • Recomenda-se que lenços descartáveis ​​usados ​​pela equipe para secar as mãos ou para atividades de “etiqueta respiratória” sejam descartados em caixas protegidas com tampa.
  • Todos os materiais de higiene pessoal (máscaras, luvas, etc.) devem ser descartados separadamente.
  • No caso de um trabalhador apresentar sintomas no local de trabalho, o recipiente onde depositaram seus produtos usados ​​deve ser isolado e jogado fora com uma sacola dupla.

A implementação destes protocolos ajudará a manter seus funcionários saudáveis e seguros ​​durante a pandemia. A manutenção da saúde deve ser o foco principal, assim como prevenir a doença e detectá-la precocemente, caso isso venha a acontecer. 

DataScope é uma plataforma que permite a coleta de dados através de formulários móveis personalizados, que podem ser respondidos em seus smartphones ou tablets, através de um aplicativo, mesmo que de maneira offline. 

No nosso criador de formulários móveis, existem modelos gratuitos com protocolos e pesquisas que sua empresa pode implementar caso tenha que voltar a operar novamente em meio à crise de saúde.

Também permite que os dados sejam coletados instantaneamente, para que a administração de seus processos seja realizada de maneira ordenada e eficiente, em tempo real.

Assuma o controle de suas ordens de serviço

Com a plataforma nº 1 para digitalizar tarefas

Você pode gostar também

Visite-nos e junte-se à Revolução Digital com DataScope

Aprenda a abandonar o papel hoje mesmo!

Sobre o autor

DataScope
DataScope

Compartilhe Em

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no print
Compartilhar no email

Gostou deste artigo?

Assine nosso boletim informativo e enviaremos conteúdo como este diretamente para o seu e-mail, uma vez por mês com todas as novidades.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *