Guia para usar o Google Data Studio

Tabela de Conteúdos

A análise da web sempre foi um desafio para profissionais de marketing e empreendedores. Obter relatórios profissionais, abrangentes e fáceis de ler pode ser uma tarefa desafiadora. Gerar relatórios geralmente significa baixar dados do Google Analytics e colocá-los em planilhas do Excel para criar gráficos. Isso soa familiar para você? Bem, tudo isso acabou graças a uma ferramenta relativamente nova e eficaz do Google: Data Studio, uma ferramenta gratuita de visualização e geração de relatórios do Google que permite criar relatórios profissionais abrangentes e fáceis de entender.

Data Studio é uma ferramenta gratuita do Google que permite que os usuários façam relatórios personalizados com informações obtidas dos serviços de marketing do Google e de fontes externas. É uma solução de relatórios para usuários que desejam ir além do Google Analytics.

O Google Data Studio começou como parte do pacote Google Analytics 360. Desde 2017, é um serviço gratuito e ilimitado.

O que você pode fazer com o Google Data Studio?

Com o Data Studio, você terá inúmeras alternativas para criar relatórios, dados ao vivo e controles interativos. É uma solução que vai te ajudar a ir além do que é proporcionado pelo Google Analytics, no que diz respeito à visualização de dados. O Data Studio é basicamente uma versão do painel do Google Analytics, que é incrivelmente limitado em termos de funcionalidade. Com o Data Studio, você terá inúmeras opções para criar relatórios e obter tudo o que precisa para transformar seus dados em relatórios precisos e compreensíveis. Esta ferramenta oferece uma variedade de opções de personalização, dados ao vivo e controles interativos. As fontes de dados incluem produtos do Google, como Analytics, AdWords, Search Console, YouTube, entre outros. Ele ainda permite que você importe os dados de suas planilhas do Google ou outras fontes de dados. Ao utilizar o Google Data Studio, você pode sincronizar suas fontes de dados em uma única experiência de geração de relatórios e obterá relatórios que podem ser facilmente configurados:

Além da criação de relatórios, ele permite criar dashboards informativos e visuais para analisar os seus projetos de forma eficiente e poder tomar as melhores decisões. Ao usar essa ferramenta, você pode transformar toneladas de dados em relatórios precisos e compreensíveis. Além disso, você pode se conectar a várias fontes de dados dentro do mesmo relatório e visualizar dados em diferentes conjuntos de dados.

Ter uma fonte de dados ativa também significa que você não está limitado em termos de qual período de datas pode visualizar. Dependendo do tempo dos seus dados, você pode usar qualquer intervalo de datas que atenda às suas necessidades.

Como utilizar o Google Data Studio?

O Google Data Studio é gratuito (na maior parte, mais sobre isso mais adiante) e pode ser usado por qualquer pessoa, mesmo que não tenha o Google Analytics configurado. Para começar a usar essa ferramenta, você precisa escolher um modelo, adicionar fontes de dados, escolher as métricas que usará e, então, começar a compartilhar relatórios.

Escolha um modelo

O Google Data Studio oferece uma grande variedade de modelos. No entanto, é importante escolher um com base no tipo de dados que você precisa representar. Cada organização tem necessidades diferentes e seus relatórios não devem ser ajustados às mesmas necessidades e mesmos objetivos.

Adicione fontes de dados

Conectar fontes de dados é a chave para criar um relatório de sucesso. Existem inúmeros conectores disponíveis no Google Data Studio que podem sincronizar todos os dados. 

Você pode optar por adicionar fontes de dados no início da criação de seu relatório ou adicioná-las posteriormente.

Escolha as métricas adequadas

O Google Data Studio é totalmente personalizável. No entanto, você não precisa ver todas as métricas disponíveis. Você deve incluir métricas que sejam relevantes para suas metas e objetivos.

Compartilhe relatórios

Quando estiver pronto para compartilhar relatórios com clientes, certifique-se de revisar suas configurações.

As opções estão disponíveis para compartilhar e-mail (o usuário deve ter uma conta do Google associada ao e-mail), editar permissões e enviar o link do relatório que deseja compartilhar. Você também pode usar a alternativa beta para limitar mais opções de compartilhamento e evitar que os editores alterem o acesso e adicionem novas pessoas.

Vantagens do Google Data Studio

Enumeramos aqui algumas vantagens ao usar o Google Data Studio.

Personalização

Os primeiros atributos notáveis ​​são as opções de personalização. O Google Data Studio oferece muitas opções para vários tipos de visualização. Portanto, você pode personalizar o relatório com base nas métricas de seu interesse. Isso é muito importante para as agências de marketing digital, pois cada cliente é um pouco diferente.

Está baseado na nuvem

Diferentemente das ferramentas de business intelligence mais populares, o Data Studio foi projetado como um serviço baseado em nuvem, o que significa que o usuário não precisa gerenciar nenhum tipo de infraestrutura ou instalação.

Integração com o ecossistema do Google

A maior vantagem que o Data Studio oferece é a capacidade de integração com aplicativos do Google, como Google Analytics, Big Query, Planilhas Google e com todas as plataformas do Google.

Controles dinâmicos

Uma das razões pelas quais nossos clientes adoram o Data Studio é o recurso de controle dinâmico, que lhes dá uma capacidade significativa de dividir e subdividir seus dados sem ter que atualizar suas configurações de relatório. Com o Data Studio, você pode:

• Inserir controles dinâmicos para que os visualizadores possam filtrar o conteúdo com seletores de dimensão e intervalo de datas.

• Incluir e excluir conteúdo por meio de um filtro se houver uma situação em que você não deseja que todo o conteúdo da página seja alterado.

Fórmulas avançadas

Com fórmulas avançadas, o Google Data Studio deixa de ser uma simples ferramenta de visualização que oferece a possibilidade de transformar seus dados conforme necessário, e permite a criação de um relatório robusto, baseado nas informações coletadas.

O uso de campos calculados permite criar dimensões ou métricas novas ou personalizadas no Google Data Studio a partir de dados existentes. Desta forma, você pode realizar cálculos, criar categorias ou transformar seus dados com campos calculados.

Fácil de usar

Esta ferramenta tem uma interface de usuário muito fácil de usar que o ajudará a criar relatórios e painéis com apenas alguns cliques.

Livre de custo

O Data Studio é gratuito até então e vem com os serviços em nuvem do Google. O custo de armazenamento de dados e os custos de processamento para transformação estão fora disso.

Controles de acesso e uso compartilhado

Por ser da família Google, ele herda o controle de acesso e os mecanismos de compartilhamento típicos do pacote de escritório do Google. Compartilhar relatórios e painéis com outros usuários e restringir o acesso com um alto grau de granularidade é muito fácil no Data Studio.

Suporte para conexões ao vivo

Cada vez que você acessa um relatório ou painel ou quando um deles é atualizado na interface do usuário, os dados mais recentes são retornados. Ter um feed de dados ao vivo também significa que não está limitado em termos de qual período pode visualizar.

Filtros e visualizações

O Google Data Studio é uma forma de relatório muito mais interativa. Esta opção permite que clientes ou equipes executivas aprofundem suas análises.

Desvantagens do Google Data Studio

Agora sinalizaremos algumas limitações do Google Data Studio.

Sem suporte para Excel

Por ser um produto do Google, o Data Studio ignora formatos de dados de business intelligence padrão, como Excel, e prefere serviços baseados no Google. O Excel pode ser compatível com a conversão em arquivo CSV ou planilha do Google.

Falta de atualizações em tempo real no painel

Ainda que a conexão ao vivo seja compatível com a maioria das fontes de dados, não há uma maneira integrada de manter um painel ou exibição de relatório atualizado automaticamente. Portanto, se você deseja ter um painel atualizado em tempo real, terá que ir além dos recursos integrados do Data Studio.

Velocidade lenta no caso de conexão em linha

Ao carregar a placa, a plataforma fica lenta devido ao aumento da complexidade das funções que fazem parte da visualização. Este é um efeito colateral do mecanismo de conexão ao vivo.

Fontes de dados limitadas

Embora o Google Data Studio não tenha problemas para se conectar com outras plataformas do Google Suite, a sincronização com outras fontes de dados é limitada e muitos conectores de terceiros exigem taxas adicionais para uso.

Integração complexa com outras plataformas

Pode ser difícil integrar dados com certas plataformas se elas não forem plataformas de propriedade do Google.

Falta de suporte funcional integral

Data Studio ainda não está perto da quantidade de recursos integrados de processamento de dados que o Tableau e o Power BI oferecem. Ele ainda perde algumas funções básicas como SUMX presentes no Power BI que ajuda a calcular a soma das colunas considerando tanto as linhas como as colunas.

As visualizações complexas não são possíveis

Ainda que seja fácil configurar visualizações básicas no Data Studio, ele não oferece suporte ao tipo de flexibilidade e personalização que ferramentas como o Tableau oferecem.

Não é uma ferramenta de inteligência empresarial

As habilidades analíticas do Data Studio não estão à altura das principais ferramentas de Business Intelligence (BI) disponíveis atualmente no mercado. Embora você possa visualizar seus dados com eficácia, isso não permite dividi-los e analisá-los de tantas maneiras quanto essas ferramentas permitem.

Como outras ferramentas do Google, o Data Studio pode ser difícil de dominar, mas vale a pena o esforço. Quando estiver confortável com seus recursos, você pode usá-lo para criar relatórios abrangentes e informativos para seus clientes, colegas de trabalho e organizações.

Assuma o controle de suas ordens de serviço

Com a plataforma nº 1 para digitalizar tarefas

Você pode gostar também

Visite-nos e junte-se à Revolução Digital com DataScope

Aprenda a abandonar o papel hoje mesmo!

Sobre o autor

Sandra Melo
Sandra Melo

Compartilhe Em

Gostou deste artigo?

Assine nosso boletim informativo e enviaremos conteúdo como este diretamente para o seu e-mail, uma vez por mês com todas as novidades.