por que a inovação na captura de dados é essencial para as empresas

Entenda por que a inovação na captura de dados é essencial para as empresas

Um estudo conduzido pela BI Intelligence, na seção de análises do site da Business Insider, estima que por volta do ano de 2020 haverá 34 bilhões de dispositivos com conexão à Internet ao redor do mundo. Esse número expressivo equivale a mais de 4 aparelhos para cada habitante do planeta. Esse número era de 10 bilhões em 2015.

Um relatório feito pela empresa de pesquisas Gartner estima que 2017 terminará com mais de 8,4 bilhões de aparelhos. Mas o que esses números significam? Computadores, smartphones e  tablets representarão uma pequena parte de aparelhos conectados. O resto, 73% do número total de unidades conectadas, pertencerá à Internet das Coisas.

Esses dados mostram que estamos vivendo em tempos em que a informação de acesso instantâneo e disponível 24 horas por dia é crucial para empresas que precisam tomar decisões importantes para o seu futuro. A América Economía afirma que qualquer informação que pode ser digitalizada já se torna uma commodity para a revolução tecnológica pela qual estamos passando: a era cognitiva, reforçada pelo feed de dados.

Nesse sentido, os métodos pelos quais informações estratégicas são coletadas podem gerar diferenças competitivas enormes entre empresas de uma mesma indústria. Um exemplo disso é a captura de dados a partir de dispositivos móveis, em contraste com os métodos tradicionais, como por exemplo a caneta e o papel. Quais chances uma empresa tem para inovar e superar suas concorrentes se usa um método ineficiente e não confiável para capturar dados?

Gestão de frotas 2.0

Como exemplo da captura de dados a partir de dispositivos móveis, o jornal Pulso afirma que a gestão de frotas e  o setor de transporte de cargas são 100% dependentes das ferramentas móveis de captura de dados: “Entre 2015 e 2020, 40% de todas as empresas de logística terão demonstrado uma diminuição na agenda de entregas como uma medida de investimento do setor em tecnologia, de acordo com um estudo feito pela Zebra Tecnologies. Esse estudo mostra que 51% dos profissionais disseram que já planejaram aumentar seus investimentos em sistemas de localização em tempo real para realizar monitoramento de ativos e supervisão de inventário, e esse número deve subir para 76% em 2020.

“Hoje é possível performar uma melhor captura de dados em tempo real para gerentes de frotas para que possam saber o que realmente está acontecendo e melhorar suas operações. Isso está muito alinhado com as tendências globais, tais como a Internet das Coisas, veículos conectados, veículos autônomos, e gerenciamento de big data”, explica Raúl Aránguiz, gerente geral da TomTom Telematics Chile.

Além disso, o artigo destaca que “em virtude da integração da rede 4G e a chegada da 5G em 2020 será possível fazer análise de dados em tempo real, graças às redes de celulares, que permitem a otimização de processos. Entre as possibilidades está a mudança de rotas derivada da análise de dados.”

Smartphone, o elemento chave

A ferramenta chave dessa transformação na captura de dados, junto à democratização da Internet móvel, é o smartphone, ferramenta tecnológica similar a um computador de bolso, com todas as vantagens de um computador comum.

Desse modo, devemos entender que, além do exemplo concreto do gestão de frotas, a captura de dados para empresas, a partir de smartphones, pode ser útil em diversos setores. Há inúmeros aplicativos fazendo uso de smartphones para acelerar os processos internos de empresas de diferentes áreas.

Os celulares se tornaram ferramentas poderosas para acelerar a captura de dados e analisar informações de campo instantaneamente, dispensando o uso de papel e eliminando dificuldades relacionadas à burocracia, obstáculos para o alcance de uma melhor performance.

datascope-logo-mydatascope.com

DataScope é uma plataforma que permite a várias indústrias simplificar, organizar e avaliar o trabalho em campo, graças aos seus formulários on-line que fornecem indicadores em tempo real, 100% adaptáveis a qualquer necessidade.

 

Learn how to stop using paper today!



Leave a Comment

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *