O que é Power BI?

Tabela de Conteúdos

Os dados são a base das empresas modernas, e hoje estamos gerando mais informação que nunca. No entanto, para poder aproveitar as vantagens da informação digital em benefício às nossas organizações, necessitamos de um software de inteligência empresarial eficaz.

O que é o Power BI?

Power BI é uma coleção de serviços de software, aplicativos e conectores que trabalham juntos para transformar fontes de dados não relacionadas em informação significativa e organizada. Quer seus dados sejam uma planilha de Excel ou uma coleção de informação na nuvem, Power BI permite que você acesse as suas fontes de dados, os visualize e analise dados de uma variedade de fontes, através de uma interface fácil de usar.

Power BI pode ser usado para uma variedade de funções. Em primeiro lugar, você pode extrair e processar dados transformando-os em informação inteligente, utilizando gráficos e tabelas visualmente completos e fácil de processar. Isto permite que os usuários criem e compartilhem instantaneamente o que está acontecendo em seu negócio.

Power BI ajuda os usuários a ver não somente o que aconteceu no passado e o que está acontecendo no presente, mas também o que poderia acontecer no futuro. Power BI está infundido com capacidades de aprendizado automático, o que significa que você pode detectar padrões em dados e usá-los para fazer previsões assertivas e administrar cenários de “o que vai acontecer se…”. Estas estimativas permitem que os usuários desenvolvam prognósticos e se preparem para satisfazer a demanda futura e outras métricas chave.

As partes de Power BI

Power BI consta destes três elementos desenhados para criar, compartilhar e utilizar informação empresarial de maneira efetiva. As três partes principais são:

-Power BI Desktop: um aplicativo de Desktop de Windows.

-Power BI service: um serviço online SaaS (Software as a Service).

-Power BI mobile: aplicativos para dispositivos Windows, iOS e Android.

Um quarto elemento é o servidor de relatórios Power BI que permite publicar relatórios em um servidor de relatórios local, depois de criá-los no desktop desta plataforma.

Arquitetura Power BI

Esta plataforma inclui várias tecnologias que trabalham juntas para oferecer soluções excepcionais de inteligência empresarial. A arquitetura de Power BI consta de quatro passos.

Integração de dados

Em Power BI, podemos importar dados de diferentes tipos de fontes de dados em diferentes formatos. Neste passo, Power BI reúne dados, extraídos de diferentes fontes e uma vez que se integram, são armazenados em um lugar chamado área de preparação.

Processamento de dados

Os dados integrados não estão prontos para ser visualizados porque necessitam ser transformados. Para fazer isso, é necessário estabelecer várias operações de processamento ou limpeza que transformem os dados brutos em dados processados que podem ser relevantes para as necessidades do seu negócio. Estes dados transformados serão carregados nos armazenamentos de dados.

 Apresentação de dados

Nesta fase, os dados processados ​​são movidos do armazenamento para as plataformas de Power BI como Power BI Desktop e são utilizados para criar relatórios, painéis e tabelas. Power BI proporciona uma ampla gama de visualizações. Também é possível importar visualização personalizada.

Criação de dashboards

Você pode criar painéis depois de publicar relatórios nos serviços de Power BI, mantendo os elementos individuais. Há várias formas diferentes de fazê-lo. Por exemplo, é possível criar um painel de controle até um relatório, do zero, desde um conjunto de dados ou duplicando um já existente.

Benefícios de usar Power BI para o seu negócio

Quais são as principais razões pelas quais as empresas deveriam começar a adotar esta ferramenta? Estes são os principais benefícios de usar Microsoft Power BI.

Painéis personalizados

Uma das melhores características de Power BI é a personalização do painel, que pode ser personalizado seguindo os requisitos da organização. Os relatórios de dados serão mostrados nos painéis personalizados para melhorar a experiência do usuário.

Melhor desempenho

Power BI facilita o acesso às fontes de dados, já que não requer conhecimentos iniciais. Esta plataforma tem ferramentas fáceis de usar para permitir que os departamentos de análises de negócios tomem uma decisão bem informada sobre qual mercado está funcionando bem e qual está funcionando mal.

Dados padronizados

Power BI acessa os dados em múltiplas plataformas (Ms. Excel, serviços na nuvem e mais) para coletar e gerar relatórios. Portanto, todos obtêm os mesmos dados em relação às métricas específicas.

Fácil acesso aos dados

Junto com as plataformas de Microsoft, Power BI integra soluções que não são de Microsoft, como Spark, Hadoop, SAP, Google Analytics y Salesforce. Power BI conecta ao redor de 60 soluções de software comuns. Esta plataforma está habilitada para ser executada através de aplicativos Android, iOS e Windows, o que permite uma acessibilidade avançada. Com Power BI, os dados recebidos destas diferentes fontes podem ser acumulados e visualizados. Todos os interessados podem ter acesso aos relatórios.

Plataforma fácil de usar

Os relatórios de Desktop existentes podem ser ajustados para ser adaptados aos diferentes fatores e requerimentos. Ter funções gráficas intuitivas e fáceis de usar significa que os usuários não necessitam de um treinamento profissional para usar o aplicativo. Portanto, os seus colaboradores podem aprender a usar a plataforma rapidamente, o que resulta em uma economia de tempo e de dinheiro.

 Atualizações regulares

Power BI é atualizado constantemente para oferecer aos usuários funções avançadas e a ajudá-los a tomar decisões comerciais precisas. Com as atualizações, através de Microsoft, Power BI está buscando ser proativo em responder as sugestões da comunidade de usuários. A atualização é realizada mensalmente e os dados no painel são atualizados várias vezes por dia para permitir que as empresas tomem melhores decisões. Se você necessita que centenas de usuários tenham acesso aos relatórios ou deseja pode atualizar os seus dados mais de 8 vezes ao dia, deve optar por Power BI Premium. Esta opção é mais cara, mas você não precisará de mais licenças.

Análise rápida de dados

Os usuários podem obter informação sobre o seu negócio mediante a ferramenta analítica Power BI. Como os relatórios são mostrados no painel, é possível ter uma ideia do negócio apenas olhando as tabelas e os gráficos. As métricas associadas com estes gráficos podem ajudá-lo a tomar decisões bem assertivas.

Geração rápida de relatórios

A funcionalidade de arrastar e soltar significa que o seu pessoal pode gerar relatórios personalizados rapidamente. Já a opção de se aprofundar nas visualizações de dados ajuda os usuários a selecionar e a abrir informação destacada para ter uma compreensão do que está acontecendo.

Implementação fácil

Não é preciso ser engenheiro ou TI para implementar Power BI. Os gerentes e supervisores só precisarão criar uma chave API para conectá-la ao software.

Ferramenta rentável

Microsoft Power BI é uma ferramenta de dados empresariais que é bastante acessível. Esta ferramenta não requer a compra de licenças, recursos de engenharia e mais. Os usuários podem trabalhar com a versão gratuita e começar a personalizar os seus painéis. Devido ao fato de que a análise de dados é realizada internamente, a organização pode economizar dinheiro.

Função de perguntas e respostas

A função de perguntas e respostas permite que os usuários obtenham informação fazendo uma pergunta ao utilizar uma linguagem natural, permitindo que as empresas consigam inteligência empresarial de autosserviço.

Integração com serviços avançados

Power Business Intelligence pode ser integrado com outras operações e sistemas de TI facilmente. Isso permite que a organização adote e use dados de Power BI para analisar relatórios de dados sem dificuldades e de maneira integrada. As ferramentas automatizadas de Power BI podem incorporar relatórios de dados precisos para o painel com o objetivo de que se tomem decisões assertivas.

Características particulares desta plataforma

Power BI tem sido desenhado para criar visualizações inteligentes baseadas em dados comerciais, que vão te ajudar a tomar decisões assertivas. Power BI Pro entrega a capacidade de criar visualizações gráficas de dados, tanto em ambientes independentes como nos colaborativos, que podem ser compartilhados entre os colaboradores e stakeholders.

Detalhamento rápido de informação

Ter acesso fácil a dados compreensíveis rapidamente significa que os usuários de Power BI podem tomar decisões assertivas, em resposta às necessidades do negócio, de uma maneira cada vez mais rápida e fácil.

Lidar com grande volume de dados

Power BI possui um limite de aproximadamente 2GB de dados. Se você deseja importar e usar dados com maior capacidade, deve trocar a sua versão gratuita para uma versão paga de Power BI. Além disso, os usuários têm informado que o Power BI demora um pouco mais do tempo habitual ou às vezes trava enquanto processa milhões de filas e colunas de dados.

Ver relatórios em várias plataformas

Se você é um vendedor a caminho de uma reunião com clientes, ou se é um empresário que deseja obter uma atualização rápida das vendas, Power BI leva os relatórios até o seu computador portátil ou até o seu dispositivo móvel. As aplicações nativas estão reunidas e disponíveis para dispositivos iOS (iPhone e iPad), Android e Windows.

Power BI é uma grande ferramenta para a visualização e análise de dados. Além disso, Power BI está trabalhando constantemente para melhorar, o que podemos esperar melhores versões. Esta ferramenta abrigada na nuvem não requer investimentos ou suporte de infraestrutura.

Assuma o controle de suas ordens de serviço

Com a plataforma nº 1 para digitalizar tarefas

Você pode gostar também

Visite-nos e junte-se à Revolução Digital com DataScope

Aprenda a abandonar o papel hoje mesmo!

Sobre o autor

Sandra Melo
Sandra Melo

Compartilhe Em

Gostou deste artigo?

Assine nosso boletim informativo e enviaremos conteúdo como este diretamente para o seu e-mail, uma vez por mês com todas as novidades.