O top 10 dos melhores tablets para trabalho pesado

Tabela de Conteúdos

Os tablets continuam sendo uma excelente solução para resolver o tema da portabilidade e conectividade quando se necessita trabalham em campo levando um equipamento pequeno e leve. No entanto, qual modelo usar quando se trata de trabalho pesado em condições externas? Neste artigo, te apresentaremos dez opções de tablets para realizar um trabalho duro com a máxima eficiência possível.

A solução ideal para ambientes de trabalho exigentes

No mundo laboral de hoje, a interação com a tecnologia é uma constante. Em cada escritório, e agora cada vez mais em nossas próprias casas, é praticamente impensável trabalhar sem um computador desktop ou um notebook.

No entanto, o que fazer quando somos confrontados a trabalhar em campo em condições adversas? Existe uma grande variedade de situações onde temos que trabalhar ao ar livre, submetidos a variáveis que não podem ser controladas, como temperaturas extremas, umidade, poeira, vibrações ou mesmo quedas e golpes. É aí onde entram em cena os tablets para trabalho pesado, cujas as características como a portabilidade e versatilidade dos equipamentos comuns se somam às outras que permitem satisfazer as necessidades mais exigentes, onde os equipamentos de escritórios não são capazes de resistir e entregar respostas eficientes de alto nível.

Um pouco de história

Em pleno período da corrida espacial entre Estados Unidos e a Unión Soviética, surgiram os primeiros conceitos de o que hoje conhecemos como tablets. Filmes como 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) e a série de televisão Star Trek, que estreou em 1966, já sugeria uma ideia conceitual do tipo de dispositivos que Alan Kay desenvolveu em 1972 sob o nome de Dynabook.

Durantes as seguintes décadas, o desenvolvimento deste tipo de dispositivo se manteve em evolução. Apple Computer mostrou o caminho, primeiro em 1987 com o Knowledge Navigator, um tablet que incorporava um navegador que buscava melhorar ainda mais a criatividade do usuário e respondia aos comandos de voz, e depois com a linha Newton y eMate 300, cujo desenvolvimento foi cancelado em 1998 devido ao seu elevado preço e problemas com o produto.

A chegada de dispositivos reais veio a acontecer recentemente, no início do século XXI. Em 2001, ainda que a Nokia tenha cancelado a chegada ao mercado da M510, a Microsoft conseguiu apresentar o que chamou de Tablet PC. A promessa foi um notebook conversível, com tela de 15 polegadas, mas não poderia prosperar por causa do alto custo de seu modelo básico, que custava mil dólares americanos.

Quem atingiu o sucesso comercial dos tablets foi a Apple em 2010. Com base no premiado iPhone, a empresa lançou o iPad, um marco na tecnologia e, em seguida, praticamente todos os fabricantes se envolveram na produção de tablets com níveis variados de sucesso.

Certificados para uso extremo

Nem todos os tablets são para trabalho árduo. Existem condições extremas ou exigentes, onde os sistemas convencionais não são adequados. Encontramos exemplos disso em mercados como mineração, petroquímica, segurança pública, trânsito, telecomunicações, logística e distribuição, fábricas ou laboratórios químicos e até mesmo as forças armadas.

Ao contrário dos tablets destinados ao consumo massivo em casa ou no escritório, os destinados ao trabalho pesado destacam-se por algumas certificações que garantem a sua resistência a choques, quedas de até um metro e meio, imersões de até 30 minutos na água, resistência a líquidos inflamáveis, poeira e capacidade de suportar temperaturas entre -30 ° C e 60 ° C. Alguns também permitem que suas telas sejam manuseadas com luvas.

O top 10 do trabalho duro

Entre as muitas opções que o mercado apresenta atualmente, selecionamos dez modelos que podem ter um desempenho eficiente quando o assunto é condições extremas. Eles são: 

1. Getac UX10

Se trata de um tablet resistente e com alto grau de personalização. Permite escolher entre várias opções de CPU Intel Core e diversos acessórios adaptáveis a várias situações de trabalho. Sua versatilidade para o trabalho em campo vai de encontro também com as suas especificações de tela, resistência e opções de alto armazenamento.

2. Getac F110

Se você precisa de um tablet que resista à umidade, temperaturas extremas e quedas, sem ser muito pesado ou volumoso, o Getac F110 é uma excelente opção. É certificado pelos padrões MIL-STD 810G, 1P65 e MIL-STD-461F. Sua versão mais recente possui um processador Intel Core de 6ª geração e um sistema de bateria dupla que permite trocá-los facilmente sem que você tenha que fazer uma pausa com o que está fazendo no dispositivo.

3. Dell Latitude 7220EX

Dentro da linha robusta da marca, o 7220EX é uma atualização de alguns dispositivos semelhantes criados anteriormente. Possui processador mais atualizado e mais proteção, agregando as certificações P65, MIL-STD-810G e IP-810G que os modelos anteriores possuíam, o que garante um bom nível de proteção, resistindo a quedas, condições adversas e chuva.

4. Panasonic Toughbook CF-33

É definido como um dispositivo versátil, sendo 2 em 1, pois permite que você conecte um teclado para funcionar como um laptop ou tablet. Possui certificação MIL-STD-461F, MIL-STD-810G e IP65. Portanto, pode sobreviver a choques, quedas de líquidos e poeira. Embora a duração da bateria seja um pouco curta em comparação com outras opções nesta lista, ela pode ser trocada rapidamente se for necessário mais tempo para uso, ou você pode comprar baterias estendidas separadamente, que dobram o tempo de operação de 10 para 20 horas.

5. Zebra ET5X con Windows

Os dois modelos deste tablet industrial, o ET51 e o ET56, funcionam em ambiente Windows. Eles são caracterizados por serem extremamente robustos, mas ao mesmo tempo leves e fáceis de transportar. Estão disponíveis com telas de 8,4 “e 10” e permitem total legibilidade em plena luz do dia, mesmo sob a luz do sol, o que os torna muito versáteis e competitivos na escolha de uma opção para trabalhar ao ar livre, como em mineração ou outras atividades com essas características.

6. Zebra L10 con Windows

Com uma linha voltada para quem precisa de muita mobilidade, a Zebra oferece o tablet L10, com o qual cada usuário pode escolher a configuração que mais se adapta à sua forma de trabalhar. O equipamento possui uma versão chamada Tablet Slate, outra com alça rígida, outra com opção de código de barras integrado ou ainda tablet portátil 2 em 1 com teclado completo.

7. Honeywell ScanPal EDA71

Com três versões chamadas O, P e Q, este tablet industrial Android e tela sensível ao toque de 7 polegadas é ideal para trabalhar em ambientes exigentes e condições de alta umidade. Ele integra um leitor de código de barras 1D e 2D e pode ser manuseado com as mãos secas ou molhadas.

8. Prox Systems MH5752 con Windows

Se o requisito for do tipo empresarial e for necessário o uso do Windows, o design compacto e a tela de toque de 7 polegadas do tablet Windows MH5752 vão te atrair. O aparelho também possui os recursos necessários que permitem uma fácil leitura dos dados mesmo sob a luz do sol.

9. Prox Systems MH5100 con Windows

Com uma tela de 10 polegadas sensível ao toque e um sistema operacional Windows 10 IoT Enterprise, o tablet MH5100 tem uma excelente relação custo-benefício. É ultra robusto e sua bateria dura por uma jornada de trabalho completa, um recurso que o torna muito versátil, eliminando processos de carga durante as horas de trabalho.

10. MioWORK L1000 Series con Android

Outra opção para trabalhos altamente móveis que também requerem equipamentos robustos, a MioWORK oferece seu tablet da série L1000, que possui uma tela de 10 polegadas e sistema operacional Android (com ou sem GMS). Pensando em um ambiente com alta presença de poeira e umidade, este equipamento está equipado com um alto nível de proteção para suportar este tipo de condições. Além disso, é um modelo econômico e com vários benefícios.


O mercado oferece uma série de opções, cada uma com aspectos específicos pensados para certos tipos de funções, requerimentos e condições de trabalho. O certo é que, quando se trata de trabalho árduo, qualquer tipo de tablet não serve. E, para isso, é necessário definir bem os propósitos de uso, as características que o trabalho vai exigir e o investimento que você estará disposto a fazer, com o objetivo de conseguir o melhor equipamento para ter uma resposta mais eficiente em termos de tempo, qualidade e produtividade, elementos fundamentais em todo o tipo de trabalho que desenvolvemos nos dias de hoje.

Assuma o controle de suas ordens de serviço

Com a plataforma nº 1 para digitalizar tarefas

Você pode gostar também

Visite-nos e junte-se à Revolução Digital com DataScope

Aprenda a abandonar o papel hoje mesmo!

Sobre o autor

Antonio Frieser
Antonio Frieser

Compartilhe Em

Gostou deste artigo?

Assine nosso boletim informativo e enviaremos conteúdo como este diretamente para o seu e-mail, uma vez por mês com todas as novidades.