Os 10 principais softwares para fazer videoconferências

Tabela de Conteúdos

DataScope-LOGO-300x75

O mercado de softwares de videoconferência cresceu nos últimos cinco anos, graças à globalização. Com a disseminação atual do novo Coronavírus (COVID-19), muitas organizações pediram que seus funcionários permanecessem e trabalhassem de casa. Com um software de videoconferência, é possível promover a comunicação e o alinhamento dos projetos de sua equipe, com clientes ou leads de maneira eficaz, não importa onde estejam.
Nas circunstâncias atuais, a videoconferência se tornou uma ferramenta essencial para reuniões e conferências virtuais, e é de extrema importância encontrar a mais adequada para sua empresa e seus objetivos. Aqui, selecionamos 10 softwares de videoconferência em 2020 para ajudá-lo a escolher o melhor para sua organização.


Zoom Meetings
O Zoom Meetings unifica videoconferências em nuvem, reuniões on-line simples e mensagens em grupo em uma plataforma bastante fácil de usar. É uma excelente solução para desktops e dispositivos móveis, que pode suportar até 1.000 participantes ao mesmo tempo e até 49 vídeos em uma única tela.
A segurança é incorporada, usando a criptografia TLS de 256 bits para arquivos e reuniões compartilhados, e o agendamento automático pode ser feito no Gmail, Outlook e iCal.
O Zoom Meeting é um serviço de videoconferência que custa a partir de USD 14,99 por mês/por host para o plano Pro, ideal para pequenas empresas. Há também uma conta gratuita que permite incluir até 100 pessoas em uma chamada e visualizar até 49 pessoas em uma chamada ativa em uma exibição no estilo de galeria.


GoToMeeting
Esta plataforma possui praticamente todas as ferramentas necessárias para executar uma reunião de negócios virtual com sucesso. O GoToMeeting se destaca por sua excelente qualidade de chamada e atendimento eficiente ao cliente. Essa ferramenta fornece uma solução de reunião profissional online rápida, fácil e confiável que permite aos clientes ver, compartilhar apresentações e conversar com colegas e clientes em poucos cliques. Este aplicativo permite, entre outras coisas, compartilhar o conteúdo da tela enquanto mantém uma conversa online.
O pacote padrão custa USD 14 por mês ou USD 12 por mês com um pagamento anual, e permite até 150 participantes. O nível acima deste plano custa USD 19 por mês (ou USD 16 quando pago anualmente) e aumenta o número de participantes para 250, enquanto o plano Enterprise está disponível para incluir até 3.000 participantes.


Google Hangouts
O Google Hangouts Meet faz parte da plataforma de produtividade do G Suite, desenvolvida para fornecer um serviço de conferência de primeira classe. O Google Hangouts Meet é fácil de usar e não há software para baixar. Permite que você hospede videochamadas com até 100 pessoas, dependendo do plano selecionado. 
O serviço inclui vários recursos relevantes, como compartilhamento de tela, opções de gravação e a capacidade de discar para uma videoconferência por telefone. Os participantes podem compartilhar apresentações digitais, documentos, planilhas ou outros arquivos que desejam que os demais participantes vejam.
Uma vantagem dessa plataforma é que, estando no G Suite, ela pode ser facilmente integrada a outros aplicativos, como o Google Calendar, para planejar reuniões e organizar eventos.
Em termos de custos, todas as variações do Google Hangouts estão incluídas no G Suite, disponíveis em três planos diferentes: Básico (USD 5 por usuário por mês), Comercial (USD 10 por usuário por mês) e Enterprise (USD 25 por usuário por mês).


ClickMeeting
O ClickMeeting é uma solução de conferência on-line, fácil de usar e ideal para Webinars, pois abrange todo o processo desde a preparação à apresentação, interação e acompanhamento. O software não requer instalação e funciona em todos os dispositivos e sistemas operacionais.
Uma das características mais interessantes é a integração do YouTube. Se você deseja mostrar um vídeo como parte da conferência, deve vincular a ferramenta à sua conta do YouTube.
O ClickMeeting permite usar webcams ao mesmo tempo em que você compartilha sua tela ou usa as ferramentas do quadro branco. Você pode usar até quatro webcams por reunião. No entanto, se você tiver várias câmeras, poderá ter problemas. Como toda a reunião depende do Adobe Flash para funcionar, sua câmera deve ser compatível com este programa e o Flash precisa coletá-la corretamente.
Essa plataforma oferece vários planos, começando em USD 25 por mês para dois apresentadores e 25 participantes e terminando em USD 165 por mês para quatro apresentadores e 5.000 participantes. Se você optar por pagar qualquer plano anualmente, poderá economizar até 20%.


Webex Meetings
O Webex Meetings oferece soluções de negócios econômicas para reuniões virtuais. Embora existam vários planos disponíveis para as reuniões Webex, na maioria dos casos a versão gratuita tende a ser suficiente. Esta versão permite realizar videoconferências em HD com até 100 participantes e tirar proveito de opções como compartilhamento de tela e salas de bate-papo privadas.
Ao se inscrever em uma conta, você recebe um URL pessoal que deve ser usado para gerenciar todas as suas reuniões, agendar videoconferências e acessar gravações salvas. Quando se trata de videoconferência, você pode optar por usar o aplicativo Webex Meetings ou o site, embora os aplicativos para desktop proporcionam uma experiência bem mais fluida.
A segurança é garantida pela criptografia TLS 1.2 e pelo AES de 256 bits e apoiada pela experiência em rede da Cisco, garantia de desempenho e alta qualidade.
O pacote gratuito inclui 1 GB de armazenamento em nuvem, reuniões ilimitadas de duração ilimitada e a possibilidade de fazer gravações em MP4.


Pexip
O Pexip é uma plataforma baseada em nuvem que ajuda as empresas a integrar sistemas de vídeo tradicionais, soluções de colaboração da Microsoft e do Google e soluções de videoconferência e reuniões corporativas que funcionam em qualquer dispositivo. É uma das melhores soluções de webconferência disponíveis no momento e um dos principais fornecedores de interoperabilidade entre soluções de videoconferência.
Utiliza nativamente o WebRTC, o padrão mundial para comunicações de vídeo em tempo real na Internet, para permitir o uso de navegadores da Web e vinculá-los às reuniões Microsoft Teams e Skype for Business, reuniões do Google Hangouts Meet e reuniões padrão de videoconferência. .
Com o Pexip, você não precisa instalar nenhum software ou plug-in de terceiros. O vídeo funciona nativamente no navegador, assim como o compartilhamento de conteúdo. O serviço Pexip é personalizável e permite que as empresas integrem também seus sistemas de vídeo tradicionais.


CyberLink U Meeting
O CyberLink U Meeting é uma ótima opção para pequenas empresas que desejam aproveitar o plano básico gratuito ou o pacote de assinatura Pro 50. O plano “Básico” inclui até 25 participantes e 30 minutos por reunião. Além disso, existem 2 planos Pro e o plano “Empresarial” que incluem todas as outras ofertas, além de análise de reuniões, atendimento ao cliente premium e criptografia de dados.
O CyberLink U Meeting é totalmente baseado na Web, o que pode desencorajar alguns usuários, mas também pode ser uma vantagem, pois você não precisará baixar nenhum software adicional para usá-lo. Este software de videoconferência não requer downloads ou instalações complicados. Pode ser usado em vários navegadores, como Google Chrome ou Safari. Entre suas desvantagens, infelizmente, exclui alguns dos aspectos mais atraentes de seus rivais mais próximos, como a gravação na nuvem e a capacidade de participar de reuniões usando um sistema VoIP.


Lifesize
Esta solução combina a melhor experiência de videoconferência integrada na nuvem, com uma ótima câmera HD e sistemas telefônicos fáceis de usar que podem conectá-lo a qualquer pessoa, em qualquer lugar.
A Lifesize afirma ser o software por videoconferência por excelência, se você trabalha com manufatura, mídia, educação ou assistência médica. É uma aplicação bastante flexível e com um bom preço. Diferentemente de outros softwares de videoconferência, como o Cisco WebEx e o join.me do LogMeIn, o Lifesize não está vinculado a um navegador da Web e pode ser usado em uma ampla variedade de plataformas. Você pode baixar e instalar o Lifesize no Windows 7 ou posterior, Mac OS X 10.10 ou posterior, Android 7 ou posterior e iOS 10 ou posterior. Em termos de qualidade de vídeo e áudio, você pode obter vídeo 1080p completo em até 60 quadros por segundo (fps) e áudio em banda larga HD com cancelamento de eco integrado, potencialmente dando uma vantagem sobre o concorrente BlueJeans, equipado com Dolby Voice.


Join.Me
Esse membro da família LogMeIn é uma boa opção de software de videoconferência para empresas com um orçamento reduzido. As reuniões de compartilhamento de tela de áudio para até três participantes são gratuitas, com uma interface exclusiva que coloca o rosto de cada participante na tela. Os planos de conferência pagos começam com Lite (USD 10 por host/por mês, cinco participantes em reunião, sem limite de tempo), sem transmissão de webcam, mas com suporte para compartilhamento de tela e janela. A atualização para o Pro (USD 20 por mês) aumenta o número de participantes da reunião para 250 e adiciona 50 GB de armazenamento em nuvem, além de opções de gravação. O plano de negócios de USD 30 por mês oferece 1 TB de armazenamento, suporte a logon único e integração com o departamento comercial e vendas.
O Join.me é uma plataforma fácil de usar que permite agendar videoconferências e compartilhar sua tela. Para organizar uma reunião, você só precisa inserir um título e definir a hora, e um link será gerado em segundos para fornecer acesso à sua videoconferência.


Bluejeans Meetings
Este software foi classificado como “a plataforma de reunião para o local de trabalho moderno”. O BlueJeans Meetings é uma solução de videoconferência focada em conexões instantâneas, usando um aplicativo móvel ou de desktop, ou diretamente de um navegador (não é necessário fazer download). A tecnologia de reunião, desenvolvida com Dolby Voice, inclui cancelamento de ruído de fundo e integração com sistemas de sala de conferência com base em hardware, além de aplicativos de negócios, como Microsoft Teams, Slack e Facebook Workplace. Uma coleção completa de ferramentas e informações de compartilhamento de tela com os recursos necessários para realizar qualquer reunião virtual.
E você, já experimentou alguma dessas ferramentas? Qual software você recomendaria para videoconferência? Compartilhe suas sugestões na seção de comentários abaixo!

DataScope é uma plataforma que permite a várias indústrias simplificar, organizar e avaliar o trabalho em campo, graças aos seus formulários on-line que fornecem indicadores em tempo real, 100% adaptáveis a qualquer necessidade.
Créditos da imagem: Pixabay

Assuma o controle de suas ordens de serviço

Com a plataforma nº 1 para digitalizar tarefas

Você pode gostar também

Visite-nos e junte-se à Revolução Digital com DataScope

Aprenda a abandonar o papel hoje mesmo!

Sobre o autor

DataScope
DataScope

Compartilhe Em

Gostou deste artigo?

Assine nosso boletim informativo e enviaremos conteúdo como este diretamente para o seu e-mail, uma vez por mês com todas as novidades.