Esclarecemos as dúvidas sobre usar Google Forms offline

É possível usar o Google Forms off-line?

O Google Forms é provavelmente a mais conhecida e a mais popular ferramenta disponível on-line para a criação de formulários, graças à sua excepcional integração com as outras ferramentas da plataforma Google, tais como o Google Drive (é possível, por exemplo, exportar os dados de um formulário para o Google Planilhas para visualizá-los e analisá-los de forma mais confortável).

Além disso, o Google Forms permite escolher diferentes tipos de respostas para as questões formuladas, tais como a lista suspensa e a escala linear. Outra grande vantagem do Google Forms é o fato de ser uma plataforma completamente gratuita, sem limitações ou validade em relação ao período de uso, oferecendo bons recursos ao alcance de qualquer usuário e se apresentando como uma excelente opção para quem não precisa de uma ferramenta muito avançada para coletar dados por meio de formulários.

E off-line?

O que acontece quando é preciso coletar informações em locais em que não há Internet disponível para salvá-las e enviá-las?

O Google Forms oferece inúmeras vantagens, contanto que o usuário possa se conectar à Internet. Infelizmente, ainda não é possível editar um formulário criado na plataforma Google sem conexão à rede. O usuário pode acessar os dados salvos no Google Forms off-line, mas não pode preencher esses formulários sem acesso à Internet e esse é um obstáculo crucial à realização de trabalhos de campo em que esse recurso não está disponível.

Por exemplo, nos casos em que pesquisadores precisam coletar informações em locais inóspitos ou isolados, a solução seria preencher os formulários manualmente, utilizando caneta e papel, e consequentemente gastando o dobro do tempo que seria utilizado caso a coleta dos dados fosse feita em meio digital.

Para desenvolver esse tipo de atividade, é necessário utilizar ferramentas de outra categoria. Diferentemente do Google Forms, que não permite a edição de documentos sem acesso à Internet, a plataforma a ser utilizada deve funcionar on-line e off-line. Em um artigo anterior, mencionamos as vantagens que ferramentas para coleta de dados off-line apresentam. A principal delas é que independem de conectividade.

O DataScope , por exemplo, é um aplicativo que permite a coleta de dados off-line, assim como se o usuário estivesse on-line. As respostas submetidas ao formulário são automaticamente salvas e enviadas tão logo a conexão for estabelecida, evitando, assim, prejuízos relacionados à perda de dados.

Além disso, aplicativos como o DataScope apresentam uma incomparável vantagem em termos de suas funcionalidades. Diferentemente do Google Forms, com o DataScope é possível salvar fotos do local em que a pesquisa está sendo conduzida, coletar assinaturas dos participantes entrevistados e, também, a localização e o horário em que a coleta dos dados foi feita, dentre outras funções.

Tendo em vista as limitações apresentadas pelo Google Forms quando é necessário planejar trabalhos de campo que requerem coleta de dados off-line, a utilização de ferramentas como o DataScope é altamente recomendável: sua autonomia em relação à conexão com a Internet e demais funcionalidades trazem flexibilidade em relação à coleta de dados e impedem que a falta de conectividade seja um empecilho à realização bem-sucedida de pesquisas.

DataScope Logo MyDataScope.com


DataScope é uma plataforma que permite a várias indústrias simplificar, organizar e avaliar o trabalho no campo, graças aos seus formulários on-line que fornecem indicadores em tempo real, 100% adaptáveis a qualquer necessidade.

Learn how to stop using paper today!



  1. Beatriz left a comment on enero 18, 2017 at 5:37 pm

    Olá, Boa tarde!

    Trabalho em uma Organização Social, e em um de nossos projetos temos a necessidade de um instrumento de pesquisa, e devido as condições adversas das escolas em que atuamos, nem sempre é possível utilizar a internet. Atualmente fazemos este processo de forma manual, mas temos interesse em uma ferramenta que possibilite a digitalização deste processo e de forma offline.

    Por gentileza, nos envie uma proposta ou entre em contato para maiores informações.

    Desde já agradeço!

    Att,

    • DataScope left a comment on febrero 1, 2017 at 1:24 pm

      Olá, obrigado por nos contatar.

      Feliz de escrever para info@mydatascope.com para ver com mais detalhes as informações que precisam para coletar e digitalizar sua pesquisa.

      Com os melhores cumprimentos,

      Team DataScope

  2. NALDO JOSE DA SILVA left a comment on noviembre 16, 2017 at 10:57 am

    Bom dia!
    gostaria de fazer uma pesquisa, porque os brasileiros não tem cultura de aplicar seu dinheiro na bolsa de valores, como fazer os americanos?

    • DataScope left a comment on diciembre 22, 2017 at 1:12 pm

      Ótimo Naldo, deixe-nos saber como podemos ajudá-lo em sua pesquisa.

    • Angela Mattos left a comment on septiembre 23, 2019 at 10:22 am

      Porque não há confiança nesse mercado. Porque aqui esse mercado trabalha com poucos megainvestidores com razoável poder de influenciar cotações. Porque já passamos por alguns momentos em que as cotações subiram muito, em jogada especulativa, a classe média aplicou suas poupanças na bolsa, e viu seu dinheiro virar fumaça logo depois. Porque aqui administradores e agentes públicos são capazes de provocar a queda do valor das ações de uma empresa quando planejam privatiza-lá. Não há credibilidade e há razões para tal.

  3. MURILO VASQUES CARMINATI AMATI left a comment on enero 7, 2018 at 10:06 pm

    O DataScope é gratuito?

Leave a Comment

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *