Qual é o real objetivo da transformação digital?

Tabela de Conteúdos

O conceito de “transformação digital” tornou-se tão amplamente utilizado que acabou perdendo seu significado real. Atualmente, a tecnologia desempenha um papel crítico na capacidade das empresas de crescer e alcançar sucesso em suas áreas de atuação. Nesse sentido, a transformação digital está muito relacionada à transformação da digitalização dos negócios.

O que é transformação digital?

É bastante difícil identificar uma definição que se aplique a todos os tipos de empresas. No entanto, em termos gerais, a transformação digital é a integração da tecnologia digital em todas as áreas de uma empresa, a fim de mudar a maneira como operam e como agregam valor aos seus clientes. É uma mudança cultural que exige que as organizações desafiem continuamente suas condições existentes e pensem fora da caixa. 

Algumas definições de transformação digital se concentram no que as empresas esperam alcançar, enquanto outras destacam elementos como inovação, digitalização de ativos e aumento do uso da tecnologia. Outras ainda estabelecem que “a transformação digital envolve mudanças associadas à aplicação da tecnologia digital em todos os aspectos da sociedade humana”. Contudo, a transformação digital de negócios está muito mais relacionada a pessoas, novos modelos de negócios e automatização de operações. Entender o que o termo digital realmente significa para sua empresa é essencial para tomar decisões acertadas. 

Considerando todas essas questões, o objetivo final da transformação digital deve ser a capacidade de agir e reagir às mudanças nas condições e estratégias para evoluir e ter sucesso. A transformação digital deve incluir um sistema de logística de informações capaz de coletar, analisar, relatar dados e reagir em resposta, se necessário. A capacidade de resposta também é um elemento essencial para otimizar as operações do negócio e requer diferentes ferramentas e tecnologias.

Por que a transformação digital é necessária?

Os principais desdobramentos da transformação digital são a lucratividade, a satisfação do cliente e o aumento da velocidade de entrada da empresa no mercado. Outros benefícios são:

Colaboração aprimorada entre departamentos

Uma transformação digital maciça afetará todos os níveis da organização. Todos os processos e estratégias, bem como a cultura da empresa precisam ser envolvidos. Quando todos os departamentos estão alinhados e conseguem colaborar entre si, as chances de uma transição bem-sucedida são maiores.

Mais eficiência

A transformação digital envolve otimizar processos e tornar os fluxos de trabalho mais rápidos, fáceis e eficientes. Em vez de passar horas processando e analisando papelada, você pode criar fluxos de trabalho digitais que aumentam a eficiência no desempenho das atividades cotidianas e que permitem que os funcionários se concentrem em outras atividades.

A transformação digital permite criar sistemas e processos muito mais eficientes, o que significa um avanço muito mais rápido em tarefas e projetos importantes.

Melhor desempenho na prestação de serviços

O objetivo mais crítico da transformação digital de qualquer empresa é atender melhor às necessidades dos clientes. No caminho para atingir esse objetivo, sua empresa ampliará suas receitas e margens de lucro.

Processo otimizado

A transformação digital é a mudança intensiva de atividades, modelos organizacionais, processos e competências para melhorar a maneira como conduzimos os negócios. O objetivo principal é a otimização de processos. No entanto, considerando a rapidez com que a tecnologia digital transforma as indústrias, é importante estar constantemente preparado para  adaptações a novos cenários.

O objetivo da estratégia digital é aprimorar a experiência de seus clientes e aumentar a vantagem competitiva de sua empresa. Além disso, a transformação digital tenta melhorar a maneira de fazer negócios. No entanto, essa mudança não acontece exatamente assim. Você precisa de uma estratégia e de ferramentas que darão suporte aos seus objetivos estratégicos.

A transformação digital é uma jornada com uma variedade de objetivos intermediários conectados, avançando em direção à otimização contínua entre os processos. Essa rota precisa de uma abordagem clara, planejada com um roteiro, e deve envolver todos os membros da equipe.

datascope-logo-mydatascope.com

O DataScope é uma plataforma que permite a várias indústrias simplificar, organizar e avaliar o trabalho em campo, graças aos seus formulários on-line que fornecem indicadores em tempo real, 100% adaptáveis a qualquer necessidade.

Assuma o controle de suas ordens de serviço

Com a plataforma nº 1 para digitalizar tarefas

Você pode gostar também

Visite-nos e junte-se à Revolução Digital com DataScope

Aprenda a abandonar o papel hoje mesmo!

Sobre o autor

Sandra Melo
Sandra Melo

Compartilhe Em

Gostou deste artigo?

Assine nosso boletim informativo e enviaremos conteúdo como este diretamente para o seu e-mail, uma vez por mês com todas as novidades.