Vantagens e desvantagens do Google Forms

Tabela de Conteúdos

O Google Forms tem sido amplamente utilizado para criar pesquisas on-line. Essa plataforma permite planejar eventos, fazer perguntas aos seus funcionários ou clientes e coletar diversos tipos de informações de um modo simples e eficiente. Com o Google Forms é possível elaborar diferentes tipos de perguntas, tais como respostas curtas, parágrafos, seleção múltipla, caixas de verificação, escala linear, dentre outras. Abaixo listamos algumas vantagens e desvantagens dessa plataforma:

Vantagens de usar o Google Forms

– É uma ferramenta gratuita, que permite que você colete informações de forma fácil e eficiente.

– Com o Google Forms você pode criar formulários em poucos minutos, para perguntar aos seus clientes ou colaboradores informações sobre os seus produtos e serviços.

– Para começar a usá-lo, você só precisa ter uma conta Google, a mesma que você utiliza para acessar o Gmail, o YouTube ou o Google Drive.

–  A interface é simples de usar. Qualquer usuário com conhecimentos básicos de Internet pode criar formulários utilizando essa ferramenta.

– O assistente também é muito descomplicado. A interface com a visualização do questionário com a visualização de como ele vai ficar no momento em que está sendo feito simplifica o processo de elaboração do formulário. Você também pode arrastar itens e organizá-los baseando-se em ações ou eventos.

– Em relação ao design, é possível escolher entre uma paleta de cores ou imagens de fundo próprias.

– O Google Forms salva o feedback recebido para que seja analisado detalhadamente.

– Os formulários são integrados ao Google Sheets para que os dados coletados sejam visualizados em uma planilha.

– A configuração geral dos formulários ou das pesquisas permite que você colete o e-mail do usuário e limite as respostas recebidas.

– Para usuários avançados, o tipo de dado que pode ser inserido em um campo pode ser customizado usando expressões comuns. Isso ajuda a customizar o formulário ainda mais.

– O Google Forms permite a visualização do formulário antes de enviá-lo aos respondentes, você pode enviá-lo por e-mail, integrá-lo ao seu site ou enviar o link em redes sociais ou em outros meios.

– O Google Forms não limita a quantidade de perguntas do formulário e a quantidade de respostas recebidas.  É também uma ferramenta gratuita, enquanto outras plataformas requerem pagamento dependendo do número de perguntas ou de respondentes.

Desvantagens do Google Forms

– É necessário ter acesso à Internet para usá-lo.

– A customização do design é muito limitada. Usuários avançados podem modificar o design para usar essa ferramenta com um propósito mais amplo.

– Há questões de segurança. O usuário precisa criar uma senha forte e protegê-la para manter sua conta segura.

– Há limitações relacionadas às capacidades dessa ferramenta. No Google Forms só é possível enviar textos de até 500 kB e imagens de até 2 MB. No caso das planilhas, o limite é de 256 colunas ou de 400.000 células.

O Google Forms pode facilitar o seu contato com clientes ou com membros da sua empresa, e também é muito útil para reunir informações que permitirão que você desempenhe um melhor controle da produção da sua empresa e a distribuição de processos, bem como analisar a performance dos seus funcionários.


DataScope é uma plataforma que permite a várias indústrias simplificar, organizar e avaliar o trabalho em campo, graças aos seus formulários on-line que fornecem indicadores em tempo real, 100% adaptáveis a qualquer necessidade.

Assuma o controle de suas ordens de serviço

Com a plataforma nº 1 para digitalizar tarefas

Você pode gostar também

Visite-nos e junte-se à Revolução Digital com DataScope

Aprenda a abandonar o papel hoje mesmo!

Sobre o autor

DataScope
DataScope

Compartilhe Em

Gostou deste artigo?

Assine nosso boletim informativo e enviaremos conteúdo como este diretamente para o seu e-mail, uma vez por mês com todas as novidades.